O peditório anual dos bombeiros das Caldas rendeu este ano cerca de 110 mil euros. O dinheiro foi entregue simbolicamente por cada uma das juntas de freguesia no final do Cortejo de Oferendas que decorreu a 30 de Novembro.
Durante os últimos dois meses, os membros das juntas, em conjunto com os bombeiros, andaram de porta em porta a recolher donativos da população. Também a Gazeta das Caldas colaborou com a entrega de mil exemplares deste jornal, as quais foram vendidas por um euro cada. Para o bolo final contribui também a Câmara das Caldas com um cheque de 20 mil euros.
Aos 110 mil euros acrescem os 8.820 euros a que os soldados da paz tinham direito pelos serviços prestados durante a época de incêndios e que estes entregaram à sua corporação.
O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, Abílio Camacho, congratulou-se com o facto de terem ultrapassado a fasquia mínima dos 100 mil euros. Também o comandante dos bombeiros, Nelson Cruz, agradeceu à população por terem dado mais este apoio, tão importante para que possam cumprir a sua missão.
Este ano o Cortejo de Oferendas contou também com a cerimónia da tomada de posse do novo segundo-comandante, José António Silva, na qual participaram várias entidades, entre eles o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares.
O novo segundo-comandante não escondeu a sua alegria por ter sido escolhido para este cargo e por contar com tantas pessoas na cerimónia de tomada de posse. Aos caldenses prometeu ir dar o seu melhor.
No seu discurso, Abílio Camacho fez ainda algumas críticas veladas à Câmara das Caldas, dizendo que a autarquia deveria apoiar mais financeiramente os bombeiros ou então corre o risco de ter de tomar conta da associação. Uma crítica que não caiu bem a Tinta Ferreira, que respondeu dizendo que o “presidente não se deixa pressionar relativamente aos apoios que tem que dar”.
O dia terminou com um lanche para a população e a actuação das artistas caldenses São Portugal e Rebeca.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt































