O Pinhal da Bagulha, como era conhecido, situava-se à entrada do Casal da Ponte no sentido Norte-Sul e era uma propriedade herdada por Adelina Maria (mais conhecida pela Adelina Bagulha). Esta pinhal teria sido semeado no início do século XIX. Sabe-se que foi cortado na década de 60 do século passado e que depois, com o tempo, voltou a desenvolver-se. Agora, cinquenta anos mais tarde, apresentava já uma imagem muito semelhante à do antigo pinhal.
No entanto aqueles terrenos foram vendidos há cerca de cinco anos a um empresário de Leiria. Os filhos de novo dono mandaram cortá-lo em Setembro de 2016. Na altura muitas pessoas aproveitaram para recolher pinhas, pedaços de troncos e caruma, que ficaram no chão depois do corte.
Muita gente ficou com pena do acontecido por se tratar de uma referência da zona pela sua antiguidade e pelo facto de ser muito visitado, nomeadamente na altura das sardinhadas, dado que as pessoas iam ali buscar as pinhas e caruma. O pinhal tinha uma área que rondava os sete hectares. Por enquanto nada se sabe sobre o futuro do referido espaço.
T. Antunes































