O resultado apurado com a Corrida p’la Vida será utilizado na pintura das novas Urgências Pediátricas, com o objectivo de humanizar aquele serviço que deverá entrar em funções em meados de Março.
A União de Freguesias de N. Sra do Pópulo Coto e S. Gregório entregou um cheque de 2500 euros à Liga de Amigos do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, destinado à Urgência Pediátrica. Também o Balance Club contribuiu com 200 euros, que correspondem aos prémios de maior equipa e melhor equipa feminina naquela prova, que decorreu a 7 de Dezembro pela cidade. A oferta foi feita no passado dia 19 de Fevereiro, no serviço de Pediatria e já tem destino. De acordo com a directora de serviço, Luísa Preto, irá integrar a campanha “Ajudem-nos a colorir a Urgência Pediátrica”, de modo a humanizar o novo serviço. O objectivo é que o novo espaço, que deverá começar a funcionar em meados do próximo mês, possa ter nas suas paredes pinturas para as crianças, como as que existem no actual serviço de Pedriatria, feitas pela Fundação Anouk há 13 anos.
“Esta ajuda é muito importante porque permite humanizar o serviço, torná-lo mais agradável para as crianças que estão doentes, pais e também para os próprios profissionais de saúde”, explicou Luísa Preto. Já ao nível do espaço, a directora de serviço acredita que ficarão bem servidos, pois trata-se de um espaço com cerca de 500 metros quadrados e com os equipamentos necessários ao serviço. Uma das principais carências verifica-se ao nível da neonatologia, que precisa de novas instalações. “Estamos há 30 anos à espera de obras, que nunca foram feitas e, felizmente, estamos a aumentar o número de partos”, refere Luísa Preto. A Urgência Pediátrica está actualmente a funcionar com “alguns constrangimentos” porque tem só um ponto de triagem e o mesmo número de profissionais, tanto no pico de gripe como durante todo o ano. Nos últimos dias este serviço tem atendido uma média de 120 crianças por dia, às vezes mais, “e a equipa é igual, de três enfermeiros, no máximo, por turno e durante a noite diminui para dois”, concluiu a médica.































