Foram 800 participantes na caminhada e na iniciativa que alerta para esta doença
As Caldas receberam, no final da tarde do passado sábado, 22 de novembro, a 3ª edição da Corrida pela Diabetes, uma iniciativa que pretende sensibilizar e alertar para a importância da atividade física e estilos de vida saudáveis na prevenção e controlo da diabetes.
Organizada pela Unidade Local de Saúde do Oeste, Associação Cultural Desportiva e Recreativa Arneirense e Câmara Municipal das Caldas da Rainha, a iniciativa contava com duas modalidades: um percurso de cinco quilómetros para a caminhada e um de dez quilómetros para a corrida. Um dos grandes atrativos desta prova foi a possibilidade de ver e correr (ou caminhar) já sob a iluminação de Natal da cidade das Caldas, que foi ligada para esta prova (até por uns breves segundos foi possível ver a árvore de Natal de 28 metros na Praça 25 de Abril já iluminada).
Além da atividade física, na partida e meta era possível aprender a confeccionar lanches saudáveis e águas aromatizadas com a ULSO, mas também com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, cujos alunos de Gestão e Produção de Cozinha (com o chef Ricardo Ferreira) ensinavam a fazer panquecas saudáveis, sem açúcares. Havia ainda jogos para desmistificar a Diabetes, numa lógica de educação e literacia para a Saúde.
À Gazeta das Caldas, a coordenadora da Unidade Funcional de Diabetes de Caldas da Rainha e Peniche da ULSO, Joana Louro, disse que este ano, com 800 participantes, o evento superou as expetativas e lembrou que “esta é uma doença crónica, progressiva, que não tem cura, apesar de ter tratamento, mas é prevenível”. A mesma responsável fez notar que “estas iniciativas, de tirar os cuidados de saúde do hospital e dos centros de saúde”, que “promovem hábitos de vida saudáveis, uma alimentação equilibrada e a introdução da prática do exercício físico na dinâmica das pessoas e das cidades, são fundamentais”. Joana Louro frisou ainda a parceria com o Arneirense e autarquia, que “é muito importante porque é juntar toda uma cidade e uma comunidade na rua a celebrar a vida”.
A médica destacou que esta doença continua “a crescer de uma forma muito evidente” em Portugal. Esta “é uma doença muito prevalente, os últimos dados referem que mais de 14% da população apresenta diabetes e o concelho não é diferente do resto do país”. Daí que seja importante prevenir e rastrear para diagnosticar precocemente.
Já o presidente da Câmara, Vítor Marques, destacou a importância de as pessoas estarem atentas às questões da saúde e praticarem desporto, deixando votos de que os participantes se divertissem nas Caldas.
Nuno Ribeiro, do CF Os Belenenses foi o primeiro nos séniores masculinos, terminando os 10 kms em 34:13 minutos, com António Barbio, da BSH Store | Caldas da Rainha em segundo e João Jacinto a fechar o pódio. Raquel Duarte (+Corrida) venceu em séniores femininos, com Margarida Barahona e Catarina Camacho em segundo e terceiro lugares, respetivamente. A Academia do Pro venceu por equipas, com o Sporting Clube Moitense em segundo e o Caldas Running Club a fechar em terceiro (participaram 16 equipas nesta prova).

































