As corridas estão na moda… e as de burro também se querem afirmar. Em A-da-Gorda (Óbidos) teve lugar, na tarde de 15 de Junho, a primeira de um conjunto de 10 corridas que dão pelo nome sugestivo de Redburro. A actividade, integrada nos festejos de Santo António, encheu o largo da aldeia.
O final de tarde de domingo foi animado em A-da-Gorda com uma corrida de burros. Solteiros, casados e, no final, quem assistia e quis participar, correram em cima dos jumentos pelo largo da aldeia, motivando gargalhadas e comentários da assistência.
Tendo em conta a originalidade do evento, grande parte dos participantes vestiu-se a rigor, podendo-se encontrar entre eles a “Taneca”, personagem que Tânia Rebelo, natural daquela localidade, criou por brincadeira numa caricatura às cantoras pimba.
A corrida de burros foi para a jovem uma experiência nova, mas que considera importante para dinamizar a localidade e para divulgar aqueles animais, que estão em vias de extinção.
“É giro ver reconstruída uma tradição na nossa terra”, disse à Gazeta das Caldas. Face ao sucesso da corrida, ficou agendada outra para 31 de Agosto no mesmo local. A organização já contratou com a empresa que aluga os burros 10 corridas, estando prevista já em Agosto uma, durante as tasquinhas da Expoeste, outra na Serra do Bouro e uma terceira na Usseira. Todas as realizar até Setembro. Se se mantiver o interesse, a organização pondera fazer mais por toda a região Oeste. Foram também já adquiridos 10 capacetes para garantir a integridade física dos participantes.
“Entretanto, nos últimos 15 dias houve várias pessoas que vieram ter connosco a dizer que tinham burros”, disse o presidente da colectividade, João Carlos Costa, acrescentando que era “giro” arranjar na região, a curto prazo, os animais necessários para as corridas.
Outra das particularidades desta iniciativa é a curiosidade e interesse que suscitam nas pessoas, pois mesmo antes de começar a corrida já tinha sido vendido um burro a um habitante da aldeia e havia dois interessados em adquirir animais pequenos. Os animais que participam nas “competições” tem alimento adequado. A empresa caldense Rações Avenal elaborou uma mistura especial, que funciona como “um carborante especial para burros”.
UM “CARBORANTE” CHAMADO REDBURRO
Também quem assiste a estes eventos tem direito a algo especial – a Redburro. Trata-se de uma bebida ligeiramente gaseificada e em tons de vermelho que também existe na versão criança, sem álcool. A iniciativa partiu da União Filarmónica de A-da-Gorda, que este ano dinamiza os festejos de Santo António, mas também iniciou uma série de outras actividades sob o lema “A-da-Gorda Convida”.
João Carlos Costa diz que está prevista a requalificação, juntamente com a autarquia de Óbidos, dos antigos armazéns do vinho, onde pretendem juntar as várias associações locais e criar acções, sobretudo para os desempregados e idosos.
Para breve haverá uma exposição de santos Antónios e será editado o livro, “Amo-te A-da-Gorda”, que terá fotos antigas e actuais. Um dos capítulos será mesmo dedicado aos animais, pois já receberam várias fotografias antigas que mostram as corridas que existiam então, também no largo da localidade, e outras que partiam desta aldeia e terminavam no Sobral da Lagoa.
No âmbito deste programa de promoção da terra serão criados alguns produtos made in A-da-Gorda, como queijos, licores e vinhos. Já foram reabilitados alguns jogos tradicionais da aldeia e, no futuro, querem retomar as burricadas, que consistem na realização de jogos mas em cima de um burro.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt































