A cerimónia, que decorreu no Dia da Cidade, promoveu também a passagem de um bombeiro, com 33 anos de serviço, ao quadro de honra da instituição
No 15 de maio, 22 elementos da Escola de Estagiários da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha juraram bandeira, passando a integrar a corporação. Com estes novos elementos, esta passa a contar com 121 bombeiros no seu quadro ativo.
A cerimónia contou com a presença de vários familiares e amigos, que apadrinharam o ato dos novos soldados da paz, mas também da passagem do bombeiro Abílio Camacho, com 33 anos de serviço, ao quadro de honra da instituição, bem como a sua promoção a título honorífico à categoria de bombeiro de 2ª. No voto de louvor apresentado pelo comandante Nelson Cruz, foi-lhe reconhecida a “disponibilidade para servir o seu corpo de bombeiros e a sua associação, sacrificando muitas vezes a sua vida pessoal e familiar em prol do seu semelhante”. A sua carreira foi pautada pela “assiduidade e pontualidade, com lealdade e vontade de bem servir no cumprimento das mais variadas tarefas que lhe foram confiadas”, acrescenta.
De acordo com o comandante Nelson Cruz, a passagem ao quadro de honra é um momento de orgulho. “É nos bombeiros do quadro de honra que está a história desta instituição com mais de 126 anos”, realçou o responsável, que também se dirigiu aos mais novos, para agradecer o esforço e empenho que colocaram na sua formação. De acordo com o comandante, foi a primeira vez na história da corporação que todos os elementos que começaram chegaram ao fim da etapa com êxito.
Lembrou que se tratou de um percurso difícil e que nos bombeiros das Caldas não procuram quantidade, mas qualidade. O comandante da corporação deixou ainda uma palavra de agradecimento aos instrutores, nomeadamente ao chefe Luís Ventura, que liderou a escola de estagiários. “Tem sido fundamental na renovação do nosso corpo de bombeiros, há muitos anos que lidera a fanfarra 79, a escola de infantes e cadetes. Muitos daqueles que hoje juraram bandeira têm mais de 10 anos na nossa instituição, porque vieram dessas duas forças”, lembrou.
Também o presidente da direção da associação humanitária, Luís Botelho, destacou o empenho e entrega dos bombeiros e, à população, deixou a garantia de que pode continuar a contar com esta instituição centenária. Presente na cerimónia, o presidente da Câmara, Vítor Marques, deu nota do “orgulho” que cidade tem nos seus bombeiros, assim como da sua importância na comunidade.
Os bombeiros seguiram em desfile, pelas ruas da cidade, até ao Largo Conde Fontalva, onde participaram na homenagem à Rainha. ■































