O serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche reabre este sábado, 11 de Abril, pelas 8h00, depois do período de quarentena a que uma equipa daquele serviço esteve sujeita ter despistado a hipótese de “contágio da maior parte dos profissionais” daquele serviço, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
No entanto, esta unidade não vai receber doentes com queixas relativas a problemas respiratórios – como tosse, febre e falta de ar. Esta medida deve-se ao facto de aquele hospital não reunir condições para atendimento de doentes com suspeita de infecção por COVID-19, uma vez que “não é possível definir circuitos autónomos para casos suspeitos” desta doença, refere o CHO. O hospital de Peniche não tem capacidade para ter áreas específicas para receber os casos suspeitos de COVID-19 separadas das habituais áreas para receber os restantes doentes com outras patologias.
Desta forma, a população cuja área de residência é servida por aquela unidade hospitalar que desenvolva um quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), febre (temperatura ≥ 38ºC), ou dificuldade respiratória, deve ligar para a Linha SNS 24 (808 24 24 24), que fará o reencaminhamento adequado a cada situação clínica, que poderá implicar o isolamento no domicílio sob vigilância, a avaliação médica em Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários (ADC-Comunidade) ou a avaliação médica na urgência das Caldas da Rainha.
A Urgência do hospital de Peniche foi encerrado no dia 27 de Março às 23h00, após as autoridades de saúde terem determinado a necessidade de a equipa respectiva cumprir quarentena, após ter sido identificado um caso positivo num dos enfermeiros.
Em comunicado, o CHO salienta a “colaboração inestimável” que tem recebido da Câmara
de Peniche e da Comunidade Intermunicipal a e dos Cuidados Primários do ACES Oeste Norte, que permitiram a criação de um horário complementar para atender utentes no período de encerramento da Urgência.

































