Recolher obrigatório às 23h00 em 10 concelhos do Oeste

0
1237

A revisão do nível de risco de contágio de covid-19 atualizado esta quinta-feira coloca 10 dos 12 concelhos do Oeste em risco elevado ou muito elevado, que entre outras medidas implementa limitação de circulação na via pública a partir das 23h00.

Nazaré, Peniche, Lourinhã, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço estão no nível muito elevado, juntamente com mais 85 concelhos no país. Além da restrição do horário de circulação na via pública, este nível limita o funcionamento dos restaurantes até às 22h30, sendo que, às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso para serviço de refeições no interior obriga a apresentação de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número de pessoas por mesa mantém-se de 4 no interior e de 6 na esplanada. É exigido, ainda, certificado digital ou teste negativo para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local.

O comércio a retalho alimentar está limitado até às 21h00 durante a semana e às 19h00 ao fim-de-semana, enquanto no comércio não alimentar e nos serviços o horário de encerramento fora os dias úteis reduz para as 15h30. Os espetáculos culturais podem decorrer até às 22h30.

- publicidade -

No desporto, as modalidades de alto risco não são permitidas, tal como as aulas de grupo em ginásios.

Com o nível de risco elevado ficaram Alcobaça, Alenquer, Bombarral, Óbidos, Rio Maior e Torres Vedras. Neste nível de risco, as principais diferenças são o limite de pessoas por mesa nos estabelecimentos de restauração, que passam a 6 no interior e 10 nas esplanadas, enquanto o horário de funcionamento dos estabelecimentos de retalho e não retalho não tem diferenciação ao fim-de-semana e feriados em relação aos dias úteis. Também não são aplicadas restrições à prática desportiva.

Em alerta estão os concelhos do Cadaval e Caldas da Rainha.

- publicidade -