Subiu para 41 o número de infectados por covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia da Aljubarrota, segundo revelou, esta quarta-feira, a Câmara de Alcobaça. Esta manhã, a GNR procedeu a uma desinfecção das instalações.
Em conferência de imprensa, a autarquia revelou que há 29 utentes da instituição infectados, além de dez trabalhadores e dois familiares de funcionários, com o presidente da Câmara a falar de um “foco surpreendente“.
Paulo Inácio pede, ainda, a intervenção do governo para o problema dos trabalhadores sazonais. “Estes trabalhadores são ‘largados’ por empresas de trabalho temporário e o governo tem que trabalhar com o Oeste nessa matéria, para garantir que nenhum trabalhador da apanha da fruta possa trabalhar sem fazer um teste de despistagem. Isso é decisivo para todo o Oeste”, sublinhou o autarca.
Jorge Nunes, coordenador da Unidade de Saúde Pública do Oeste Norte, assumiu que se vive um “momento difícil” no concelho, sendo “necessária a união de parceiros, pessoas. responsabilidade”. “A evolução da pandemia pode depender em muito da responsabilidade social e pessoal dos cidadãos”, frisou o dirigente.
Por seu turno, Elisabete Moita, directora do Núcleo de Intervenção Social da Segurança Social de Leiria, assumiu a “necessidade de reforçar o pessoal” na instituição. “Já foi efetuado um pedido de prevenção a ajudantes de acção direta, para não existir fragilidades na prestação de cuidados”, sublinhou.




































