Nova fase de vacinação no Oeste começou no Sobral e segue para as Caldas e Alcobaça

0
710

A nova fase de vacinação contra a covid-19 na região Oeste começou no Sobral de Monte Agraço, seguindo-se Caldas da Rainha e Alcobaça na segunda-feira, disseram hoje os diretores dos centros de saúde.

No Sobral de Monte Agraço, o concelho mais pequeno da região Oeste e do distrito de Lisboa em número de habitantes, uma centena de pessoas com mais de 80 anos ou mais de 50 anos e doenças associadas foi vacinada na quinta-feira, disse António Martins, diretor do Agrupamento de Centros (ACES) de Saúde Oeste Sul.

Cerca de 400 cidadãos destes dois grupos foram também vacinados com ‘sobras’ do processo de vacinação a lares nos concelhos do Cadaval, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras (distrito de Lisboa), a área territorial do ACES Oeste Sul, adiantou a mesma fonte.

- publicidade -

No ACES Oeste Norte, a vacinação à população arranca na segunda-feira em Alcobaça e Caldas da Rainha, onde em cada um dos concelhos vai ser vacinada uma centena de cidadãos dos dois grupos prioritários, disse à Lusa a diretora Ana Pisco.

A área do ACES Oeste Norte abrange os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, no distrito de Leiria.

Cerca de 20 mil cidadãos vão ser vacinados em cada um dos ACES nesta fase de vacinação à população, dirigida para os grupos com mais de 80 anos de idade ou de 50 anos e com doenças associadas.

A primeira fase, que se iniciou em 27 de dezembro, abrangeu os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados a doentes, funcionários e utentes de lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados integrados, assim como elementos das forças armadas, das forças de segurança, de serviços críticos e titulares de órgãos de soberania e altas entidades públicas.

A campanha de vacinação contra a covid-19 no país foi planeada de acordo com a disponibilidade das vacinas contratadas para Portugal, que estão a ser administradas faseadamente a grupos prioritários, até que toda a população elegível esteja vacinada.

Desde o seu início, a pandemia provocou na região Oeste 20.889 casos de infeção, dos quais 4.624 continuam ativos, 15.650 recuperaram e 615 morreram, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico desta comunidade intermunicipal.

- publicidade -