Na região Oeste na última semana registaram-se mais 34 casos confirmados, mas o número de casos activos desceu, existindo agora 165 casos (menos 40). Também durante esta semana
Durante a última semana registaram-se mais 34 casos confirmados de covid-19 no conjunto dos concelhos do Oeste. Este valor corresponde a um aumento a rondar os 2,5%.
Apesar do aumento dos casos confirmados, o número de casos activos desceu consideravelmente, registando-se, no conjunto dos 12 concelhos oestinos, menos 40 casos activos. Tal só foi possível graças às 73 recuperações que ocorreram. Desta forma, o número de casos activos desceu quase 20%, fruto desse tal aumento das recuperações que esta semana foi de cerca de 6,5%,
A taxa de casos activos por milhar de habitantes voltou a descer, fixando-se agora nos 0,45 casos por cada milhar de habitante, quando na semana anterior esta se situava nos 0,56 e há duas semanas nos 0,69. Em meados de Julho esta taxa rondava 1 caso por cada milhar de habitante. Para calcular esta taxa, Gazeta das Caldas socorreu-se dos dados fornecidos pela Comunidade Intermunicipal do Oeste acerca dos infectados e dos Censos 2011 relativamente ao nº de habitantes.
ANÁLISE CONCELHO A CONCELHO
No concelho das Caldas regista-se mais um caso confirmado face à última semana, existindo agora quatro casos activos (eram três na última semana). Desde o início da pandemia já houve um total de 186 pessoas infectadas com o novo coronavírus no município termal, das quais seis perderam a vida. Isto significa que 176 pessoas recuperaram da covid-19 nas Caldas.
Em Óbidos e no Bombarral não há casos activos, mantendo-se o concelho bombarralense nesta situação já há duas semanas consecutivas. No caso de Óbidos houve cinco recuperações que fizeram com que os casos activos desaparecessem.
No Cadaval também não houve novos casos esta semana, mantendo-se nos 48 confirmados. Há, ainda assim, menos três casos activos, sendo agora 12.
Em Alcobaça foram confirmadas mais seis infecções, mas há menos 17 casos activos, sendo agora 20.
Na Nazaré registaram-se mais dois casos, havendo agora cinco activos (mais um do que na última semana).
Em Peniche também há mais um caso confirmado, mas o número de activos desceu, sendo agora apenas um, quando na última semana eram dois.
Cenário semelhante na Lourinhã, onde também se registou mais um caso, mas onde há menos dois casos activos (são agora seis).
No Sobral de Monte Agraço houve dois novos casos, mas o número de activos manteve-se nos nove.
Arruda dos Vinhos tem cinco novos casos e viu o número de activos subir dos oito para os 11.
No Cadaval mantém-se os mesmos casos confirmados, mas há menos activos (são 12 quando a última semana eram 15).
No concelho de Torres Vedras também se registaram dois novos casos confirmados, mas o número de casos activos desceu consideravelmente, contando-se menos 24 casos activos, sendo agora 75.
Em Alenquer registaram-se 14 novos casos e o número de activos aumentou dos 14 para os 22.
Relativamente à taxa de incidência (calculada dividindo os casos confirmados pelos milhares de habitantes), os concelhos que apresentam as taxas mais altas são o Sobral de Monte Agraço e Alenquer. Já o concelho com a taxa de incidência mais baixa é o da Nazaré, seguindo-se os municípios de Peniche, Lourinhã, Óbidos e Bombarral.
lamenta-se mais um óbito, o 40º no Oeste, o segundo em Alenquer


































