Começaram esta terça-feira a ser testados à Covid-19 os alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. No primeiro dia fizeram o teste as crianças que frequentam os jardins de infância, seguindo-se todos os anos de escolaridade até ao 12º ano, num total de 1300 alunos.
A autarquia adquiriu 1500 testes antigénio de leitura rápida destinados a toda a comunidade escolar e estes feitos até à próxima sexta-feira, participando na testagem, uma médica, quatro enfermeiros e quatro elementos de apoio administrativo e da Proteção Civil Municipal. O processo será coordenado pela delegada de saúde, Fátima Pais.
O presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, defende o encerramento das escolas como forma de “achatar ao máximo a curva no menor espaço de tempo”. “Lamento que até hoje a administração central não tenha assumido essa prioridade”, refere o autarca em comunicado do município. Humberto Marques lembra que desde o início da pandemia que começaram a testar todos os professores, pessoal não docente e, agora, os alunos, para chegarem “à origem de eventuais focos de infeção”. Óbidos regista esta terça-feira 115 casos ativos.

































