Hospitais apoiados com material e donativos financeiros

0
958
O contentor equipado com balneário oferecido pela Câmara da Nazaré chegou ao CHO no passado fim-de-semana

Batas, viseiras, máscaras, cobre-pés, equipamentos de protecção individual, luvas. Estes são apenas alguns dos materiais que autarquias e empresas têm feito chegar aos hospitais da região para ajudar a minorar as carências face à pandemia do coronavírus.

A ShineMedia Group entregou, no início desta semana um conjunto de viseiras destinadas aos profissionais do Hospital das Caldas. Dali a empresa prosseguiu a oferta de máscaras viseiras para os hospitais de Leiria, Viseu e Vila Real, num total de mil máscaras acrílicas entregues em todo o país.
Mas antes já os presidentes das Câmaras das Caldas da Rainha e de Alcobaça tinham entregue ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO) material médico, com exceção de máscaras. Tinta Ferreira e Paulo Inácio lamentaram, na ocasião, a escassez de material essencial naquela infraestrutura. Em Alcobaça, o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, que depende do Centro Hospitalar de Leiria, não manifestou necessidades a este nível.
De acordo com a presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, o material de que a instituição mais necessita são máscaras e óculos, acrescentando que estão a “lançar mãos de todas as possibilidades” que existem “em termos de acionamento das reservas estratégicas, aguardando-se a entrega do material necessário”.
Contudo, a responsável refere que há que perceber que este é um problema internacional e que os fornecedores estão com dificuldades em manter o ritmo normal de produção e de entrega, ao passo que as necessidades cresceram.
“Estamos a tentar ter todo o equipamento de protecção disponível, todos os outros materiais disponíveis para fazer face a este acréscimo brutal de procura e de necessidades”, concretizou.

NAZARÉ DISPONIBILIZOU CONTENTOR COM BALNEÁRIO

- publicidade -

Entretanto, a Câmara da Nazaré disponibilizou um contentor equipado com balneário para as equipas médicas do CHO que estão ao serviço do combate à pandemia do coronavírus.
O equipamento, entregue no passado sábado, irá contribuir para aumentar a capacidade de resposta do CHO às equipas de trabalho recrutadas para esta crise epidemiológica.
Por outro lado, as Câmaras da Nazaré e de Alcobaça, atribuíram uma verba de 50 mil euros cada, ao Centro Hospitalar de Leiria para a aquisição de ventiladores e outro material médico.
A medida surge no âmbito do reforço de equipamentos, que passam pela aquisição de ventiladores, monitores de sinais vitais multiparâmetros; câmara de fluxo laminar para manipulação do vírus em laboratório; eletrocardiógrafo para o serviço de urgência e transformação de dois espaços em quartos de isolamento com pressão negativa.
“A falta de equipamento médico nas unidades de saúde é uma situação grave, que nos motiva a agir rapidamente com vista a mitigar ao máximo este problema. Agora mais do que nunca, temos a obrigação de apoiar o SNS para que os seus profissionais continuem a salvar vidas”, refere o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, em nota de imprensa.
Também o seu homólogo da Nazaré destaca que o município não poderia deixar de estar ao lado do Hospital de Leiria, entidade prestadora de cuidados hospitalares àquele concelho.

- publicidade -