Início Sociedade Coronavírus Hospitais apoiados com material e donativos financeiros

Hospitais apoiados com material e donativos financeiros

0
Hospitais apoiados com material e donativos financeiros
O contentor equipado com balneário oferecido pela Câmara da Nazaré chegou ao CHO no passado fim-de-semana

Batas, viseiras, máscaras, cobre-pés, equipamentos de protecção individual, luvas. Estes são apenas alguns dos materiais que autarquias e empresas têm feito chegar aos hospitais da região para ajudar a minorar as carências face à pandemia do coronavírus.

A ShineMedia Group entregou, no início desta semana um conjunto de viseiras destinadas aos profissionais do Hospital das Caldas. Dali a empresa prosseguiu a oferta de máscaras viseiras para os hospitais de Leiria, Viseu e Vila Real, num total de mil máscaras acrílicas entregues em todo o país.
Mas antes já os presidentes das Câmaras das Caldas da Rainha e de Alcobaça tinham entregue ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO) material médico, com exceção de máscaras. Tinta Ferreira e Paulo Inácio lamentaram, na ocasião, a escassez de material essencial naquela infraestrutura. Em Alcobaça, o Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, que depende do Centro Hospitalar de Leiria, não manifestou necessidades a este nível.
De acordo com a presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, o material de que a instituição mais necessita são máscaras e óculos, acrescentando que estão a “lançar mãos de todas as possibilidades” que existem “em termos de acionamento das reservas estratégicas, aguardando-se a entrega do material necessário”.
Contudo, a responsável refere que há que perceber que este é um problema internacional e que os fornecedores estão com dificuldades em manter o ritmo normal de produção e de entrega, ao passo que as necessidades cresceram.
“Estamos a tentar ter todo o equipamento de protecção disponível, todos os outros materiais disponíveis para fazer face a este acréscimo brutal de procura e de necessidades”, concretizou.

NAZARÉ DISPONIBILIZOU CONTENTOR COM BALNEÁRIO

Entretanto, a Câmara da Nazaré disponibilizou um contentor equipado com balneário para as equipas médicas do CHO que estão ao serviço do combate à pandemia do coronavírus.
O equipamento, entregue no passado sábado, irá contribuir para aumentar a capacidade de resposta do CHO às equipas de trabalho recrutadas para esta crise epidemiológica.
Por outro lado, as Câmaras da Nazaré e de Alcobaça, atribuíram uma verba de 50 mil euros cada, ao Centro Hospitalar de Leiria para a aquisição de ventiladores e outro material médico.
A medida surge no âmbito do reforço de equipamentos, que passam pela aquisição de ventiladores, monitores de sinais vitais multiparâmetros; câmara de fluxo laminar para manipulação do vírus em laboratório; eletrocardiógrafo para o serviço de urgência e transformação de dois espaços em quartos de isolamento com pressão negativa.
“A falta de equipamento médico nas unidades de saúde é uma situação grave, que nos motiva a agir rapidamente com vista a mitigar ao máximo este problema. Agora mais do que nunca, temos a obrigação de apoiar o SNS para que os seus profissionais continuem a salvar vidas”, refere o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, em nota de imprensa.
Também o seu homólogo da Nazaré destaca que o município não poderia deixar de estar ao lado do Hospital de Leiria, entidade prestadora de cuidados hospitalares àquele concelho.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.