Coronavírus: Parque Tecnológico de Óbidos lança pacote de medidas de apoio às suas empresas

0
1165

O Parque Tecnológico de Óbidos vai reduzir o valor das prestações dos seus serviços e criar um grupo de apoio à sobrevivência das empresas constituído por e para empresários. Estas são algumas das medidas que a Obitec – entidade gestora do Parque lançou de apoio às suas empresas e que visam aliviar questões de tesouraria, assim como prepará-las para o processo de transição e transformação digital. Está também prevista a criação de um banco de tecnologia de emergência para negócios e freelancers, de um canal gratuito de apoio à transformação digital dos negócios tradicionais e ainda a elaboração de diagnósticos de inovação gratuitos para a indústria.

No imediato, a OBITEC vai proceder a um corte no valor dos contratos às cerca de 40 empresas com espaço físico no Parque Tecnológico durante a vigência do estado de emergência. Estão ainda a ser preparadas novas formas de colaboração entre empresas, com o objectivo de “sermos mais inovadores na imaginação de novas oportunidades de negócio” e “para demonstrarmos o potencial inequívoco da transição digital onde temos de, definitivamente, deixar de ser apenas um discurso para sermos a prática das nossas empresas, das maiores às mais pequenas”, explica Miguel Silvestre, do Óbidos Parque, em nota de imprensa.

De acordo com o responsável por aquela infra-estrutura, esta crise sanitária demonstrou a “fragilidade de algumas respostas colectivas, da educação, saúde até às formas como trabalhamos”, destacando que muito do trabalho que já vem sendo feito pelo Parque faz agora mais sentido. Miguel Silvestre realça as iniciativas de solidariedade, em áreas como a educação, saúde e tecido empresarial, em que se têm envolvido as empresas, com o objectivo de ajudar a mitigar os efeitos da pandemia. “Neste momento, graças a elas, Óbidos tem medidas de exceção na área digital, apoiando jovens infoexcluídos, disponibilizando soluções para salas de aula virtuais, projetos de informação sobre a pandemia, estando em desenvolvimento soluções de e-commerce para empresas não digitais e em produção material de proteção individual para quem está na linha da frente do combate à Covid-19”, conclui.

- publicidade -