O uso de vestuário e calçado próprio para o trabalho, a lavagem frequente das mãos ou uso de luvas descartáveis, a utilização de máscara de proteção e não tossir, não fumar e não espirrar sem proteção, nomeadamente quando manuseiam os produto. Estas são algumas das medidas que os empresários agrícolas devem tomar no âmbito da prevenção à covid-19. Estas e outras questões relacionadas com medidas de higiene e regras especiais a observar nos trabalhos agrícolas foram abordadas por técnicos do serviço de Protecção Civil, em articulação com a autoridade de saúde local, numa sessão informativa que decorreu esta quinta-feira no edifício da Câmara Municipal da Lourinhã.
Os gestores das empresas agrícolas devem ainda ter em conta regras de higiene no local de trabalho, como a desinfecção da viatura de transporte (pelo menos uma vez por dia), higienização e desinfecção dos equipamentos agrícolas antes e após o trabalho, preferência de uso de materiais descartáveis, utilizar sempre as mesmas ferramentas de trabalh e a empresa deve dispor de um termómetro que terá de ser desinfectado após cada utilização.
Foi ainda reforçado que as empresas devem ter afixados os avisos da DGS e explicar o conteúdo aos trabalhadores, conter um plano de contingência e um protocolo de atuação, disponibilizar sabão, desinfetante e toalhas descartáveis.
Em relação ao transporte de trabalhadores deve ser evitada a sobrelotação, o uso de máscara durante o transporte e a higienização das mãos antes e após a viagem são obrigatórios.

































