Durante a pandemia, os centros de explicações nas Caldas adaptaram-se para manter o apoio ao estudo através do on-line. A reabertura das actividades presenciais ocorreu esta semana, com todas as medidas de segurança acauteladas. Entidades investiram em produtos de desinfecção e procuram evitar a realização de iniciativas em espaços exteriores, por forma a evitar potenciais riscos de contágio para os alunos
A reabertura das actividades presenciais no Ginásio de Educação Da Vinci, nas Caldas, ocorreu na segunda-feira, 15 de Junho. A responsável Andreia Gomes Mendes, explicou à Gazeta das Caldas que estavam “ansiosos por poder dar uma resposta mais completa”, porque durante a pandemia as explicações, formação e o apoio ao estudo mantiveram-se em funcionamento através do on-line.
Assim, no dia 15 as portas abriram para receber crianças num formato de apoio à família e para o serviço de explicações “nesta fase fundamental na preparação dos exames ao ensino superior”. A mesma responsável confessa que “a reabertura esteve a ser preparada desde que fechámos”. Na última semana o Ginásio de Educação Da Vinci actualizou o seu plano de contingência e enviou-o aos encarregados de educação e aos colaboradores.
“Colocámos sinalética de prevenção e reorganizámos o espaço para que se cumpram as regras enunciadas pela DGS”, explicou Andreia Gomes Mendes, acrescentando que distribuíram dispensadores de gel desinfectante pelo espaço. “O nosso espaço permite-nos continuar a nossa actividade mantendo as regras, especialmente as explicações”, esclareceu acrescentando que “os alunos deverão trazer todo o material que precisam para trabalhar e manter-se de máscara”.
Em relação ao plano de actividades de férias, este também já foi delineado e “não serão contempladas actividades de risco elevado de contágio”, sendo que os responsáveis optam preferencialmente por actividades no exterior. “Os grupos de férias são constantes e não haverá contacto entre os mesmos”, conclui.
No mesmo dia também reabriu o centro de apoio ao estudo Essência do Saber. O espaço tinha vindo a ser equipado para preparar a reabertura. “Instalámos acrílicos para o atendimento nas receções, colocámos a sinalética obrigatória, alterámos a disposição das salas, de forma a respeitar o distanciamento de segurança”, contaram os responsáveis, acresentando que os centros foram desinfectados e que foi feito um investimento “em produtos específicos, para a desinfecção contínua dos espaços e equipamentos” e também na aquisição de equipamentos de protecção individual, como viseiras e máscaras de proteção. “Estamos a seguir todas as orientações da DGS para a nossa área de actividade, tendo já elaborado e divulgado o nosso plano de contingência, bem como o plano de higienização”.
Durante a pandemia as explicações foram feitas online numa “mudança em tempo recorde”. “Pretendemos manter este serviço após o dissipar desta pandemia, para quem assim desejar, e na eventualidade de algo semelhante acontecer, estaremos preparados”, realçaram.
































