Caso positivo de bombeiro de Pataias coloca 11 colegas de quarentena

0
512

Um caso positivo de infecção pelo novo coronavírus nos bombeiros de Pataias esta sexta-feira determinou o isolamento e quarentena de 11 colegas que contactaram directamente com este caso. De acordo com o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, toda a corporação será rastreada com testes no início da próxima semana, conforme determinação da Autoridade Local de Saúde, de modo a passarem alguns dias de incubação, eliminando assim o risco de ocorrência de falsos negativos. O autarca informa ainda, na sua página de Facebook, que a corporação de bombeiros de Pataias estará com os serviços mínimos, nomeadamente emergências, até à realização integral da despistagem. As corporações vizinhas já estão sinalizadas desta ocorrência para a substituir nas suas tarefas normais e correntes fora do quartel.

Esta sexta-feira Alcobaça apresenta 43 positivos de Covid-19, 118 curados e seis falecidos. O mais recente foco de contágio está relacionado com um “convívio particular de carácter religioso/social de uma determinada comunidade, que originou um pico de 53 casos positivos”, informa o autarca. Este foco teve e tem particular incidência em Alcobaça e Vestiaria e em Aljubarrota, “freguesias de maior prevalência desta comunidade, sendo que, no resto do concelho, os casos positivos são praticamente residuais”.

Paulo Inácio adverte que “qualquer descuido ou negligência relativamente às normas exaustivamente comunicadas pela DGS, poderá ter grandes impactos em toda uma comunidade, com consequências directas nas empresas e em terceiros que nada tiveram a ver com o facto”. O autarca já convocou a Comissão Municipal de Proteção Civil para uma reunião, a 28 de Agosto, a fim de se fazer uma análise da situação. Informa ainda que, nos últimos dias, efetuaram-se centenas de testes no concelho de Alcobaça.

- publicidade -

Na Nazaré, e de acordo com informação actualizada pela Autoridade de Saúde Local à Proteção Civil Municipal, sobe para quatro o número de casos activos de Covid-19, mais dois que no dia anterior.

 

- publicidade -