Cidália Pereira emigrou há 45 anos e é coordenadora dos serviços de aconselhamento do Abrigo Centre, no Ontario, instituição que, hoje em dia, presta serviço a uma centena de pessoas por dia.
Desde o passado dia 18 de Março que o trabalho do Abrigo Centre, no Ontário, Canadá, passou a ser feito remotamente. Sem poder ter as portas abertas, a instituição continuou a trabalhar pelo telefone e pelo e-mail, informando os utentes, a maioria dos quais portugueses. Porque é preciso continuar a prestar apoio aos mais desfavorecidos, a caldense Cidália Pereira, coordenadora dos serviços de aconselhamento, continua disponível para ajudar o próximo.
“As pessoas que estão em alto risco e com problemas de saúde, ou os idosos, que estão em casa com receio de ir à rua, com receio de comprar comida, têm dúvidas quanto ao acesso ao sistema de saúde, ao seu médico de família, ou ao hospital”, justificou Cidália Pereira à Lusa.
Por dia, o Abrigo Centre recebe cerca de 100 telefonemas diários de utentes que têm dúvidas a questões relacionadas, entre outras, com o “subsidio de desemprego” e se são “elegíveis para o fundo de resposta de emergência”.
Natural das Caldas da Rainha, Cidália Pereira emigrou para o Canadá há 45 anos.
È assistente social, num abrigo que dispõe de uma equipa psicólogos e profissionais da instituição que também prestam assistência aos utentes “pela ansiedade, medo e sustos que sentem, ao lidaram com toda esta situação”.
Aquela instituição não presta serviços domiciliários, mas direcciona os seus utentes para serviços comunitários e organizações governamentais que facultam estes serviços.

































