Uma das muitas festas realizadas pelos emigrantes caldenses nos Estados Unidos

A autarquia caldense mantém a “melhor relação possível” com a sua diáspora, acompanhando as iniciativas dos caldenses, particularmente as que ocorrem nos EUA, Canadá e França, garantiu à Gazeta das Caldas o presidente da Câmara, Tinta Ferreira.
Para além desta ligação, os serviços “procuram tratar dos assuntos de carácter prático e burocrático, com a maior celeridade possível, no período de presença dos nossos concidadãos no país”, acrescenta.
Um dos maiores polos de emigração caldense situa-se em Newark (Estados Unidos), também conhecida pela 17ª freguesia (numa alusão ao período em que as Caldas tinha 16 freguesias).
Fundada em 1983, a Associação Regional Caldense, com centenas de associados, tem como propósito manter e desenvolver o espírito caldense, apoiar qualquer sócio em dificuldades, oferecer bolsas de estudo aos filhos dos associados (com acesso à universidade) e colaborar com qualquer instituição do concelho para benefício público.
Anualmente, convida uma comitiva de autarcas caldenses para participar nas comemorações do seu aniversário, a 13 de Abril. É assim há perto de 40 anos.
“A 17ª Freguesia” é também título do livro sobre esta comunidade e associação, da autoria de João Carlos Costa. Para além disso, a Associação Regional Caldense tem contribuído com vários donativos para este concelho, nomeadamente para a criação do Monumento ao Emigrante, aquisição de viaturas e equipamentos aos bombeiros, entre outros.
Também em 1983, a Perth Amboy e Caldas da Rainha tornaram-se cidades gémeas. Gazeta das Caldas, na sua edição de 20 de Maio desse ano, relata a visita do “mayor” daquela cidade às Caldas, retribuindo a visita anteriormente efectuada pelo então autarca caldense, Paiva e Sousa àquela cidade americana. George Otlowski, recebeu as chaves da cidade.

ALCOBACENSES UNIDOS

Também nos Estados Unidos reside outra entidade que faz a ligação dos emigrantes com a terra natal. A Associação Regional Alcobacense, em Farmingville, realiza todos os anos uma grande festa da comunidade e os lucros do evento revertem para alcobacenses com maiores dificuldades ou instituições de Alcobaça. Na cidade, a associação já deu nome a uma avenida, inaugurada em 2013.

- publicidade -