Integrado nas comemorações do Dia Nacional da Água, a empresa Águas do Oeste vai realizar, no dia 6 de Outubro, um seminário sobre o “Uso eficiente da água no sector residencial”, no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras.
Esta iniciativa visa sensibilizar para o consumo urbano, que tem elevados custos de tratamento. Segundo dados das Águas do Oeste, o consumo urbano de água, que inclui o sector doméstico e os serviços, contribui em parte para os consumos elevados de água, e é dos que têm mais custos associados ao tratamento para a tornar potável.
Nos últimos 50 anos, o consumo de água mundial triplicou, sendo a quantidade de água disponível, por habitante, no ano 2000 menos de metade do que era em 1950. Este aumento súbito de consumo estará relacionado com o aumento da população de 2,5 para 6,4 mil milhões de habitantes no mesmo período, o que leva a ONU a estimar que a água seja a causa maior de conflito mundial nas próximas décadas.
No seminário serão também apresentados os resultados obtidos com o projecto Ecocasa – Água, desenvolvido pelas Águas do Oeste em parceria com a Quercus, entre Novembro de 2009 e Junho de 2011.
Esta iniciativa envolveu sete famílias dos municípios de Azambuja, Lourinhã, Óbidos, Rio Maior e Torres Vedras e uma escola piloto em Óbidos, cujos consumos de água e hábitos diários foram monitorizados ao longo de um ano, com vista ao uso eficiente da água no sector doméstico.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, limitada à capacidade da sala. As inscrições poderão ser realizadas através do e-mail sararamos@quercusancn.pt ou pelo tel. 213462210.
Também integrado nas comemorações do Dia Nacional da Água, será possível visitar durante a manhã de 1 de Outubro a ETAR do Turcifal, em Torres Vedras.
As inscrições poderão ser feitas para o Centro de Educação Ambiental, através do tel. 261314163, ou e-mail cea@cm-tvedras.pt
Programa do seminário
9h30 – Sessão de abertura com Nuno Sequeira, presidente da Quercus, Arménio de Figueiredo, administrador delegado da Águas do Oeste e Telmo Faria, presidente da Câmara de Óbidos
Abastecimento de água e gestão da procura
Moderador: Nuno Sequeira
10h00 – Apresentação do UEA e PNUEA – Maria do Céu Almeida, LNEC
10h20 – Controlo de qualidade da água para abastecimento público fornecida na região Oeste – Catarina Couto e Cátia Alves, Águas do Oeste
10h40 – Perdas de Água na Rede – Catarina Canha, Câmara de Óbidos
10h50 – Projecto EcoCasa-Água – programa EcoFamílias – Ana Rita Antunes, Quercus
Uso eficiente da água
Moderador: Maria do Céu Almeida
11h40 – Certificação hídrica de produtos – Armando da Silva Afonso, ANQIP
12h00 – Economizadores de agua – Isabel Baptista, EcoFree
12h20 – Projecto-piloto Escola de Óbidos – Susana Camacho, S.energia
Uso eficiente da água (2ª parte)
Moderador: Ana Rita Antunes
14h30 – Aproveitamento de águas pluviais – Vitor Simões, Ecoágua, Lda.
14h50 – Cuidados nos projectos de arquitectura – a designar
15h10 – Reutilização da Água residual tratada para outros fins – Luís Almeida, Águas do Oeste
15h50 – Sessão de encerramento
Pato também comemora Dia da Água
A Associação Pato vai assinalar o Dia Nacional da Água, no dia 3 de Outubro, com a realização de ateliers e peddy-paper subordinados ao tema “Vida na água do Paul”. Esta iniciativa é destinada a alunos do primeiro ciclo e pré-escolar e tem um custo de dois euros por aluno.
No dia seguinte, a associação comemora o Dia Mundial dos Habitats e Animais, com uma sessão de anilhagem e observação de aves, dedicada a todos os níveis de ensino.
A actividade tem um custo de dois euros por aluno e irá decorrer no Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada.
Os interessados em obter mais informações, ou efectuar as inscrições, poderão contactar a Pato através do tel. 262881790 ou e-mail paultornada@netvisao.pt






























