Consumo de água no Oeste com tendência de crescimento

0
650

Cada habitante do Oeste utiliza em média 65,7 metros cúbidos de água por ano. Os últimos dados, agora revelados, são referentes a 2019. Peniche é o concelho onde cada habitante gasta mais água

Nos últimos anos o consumo de água no Oeste tem vindo a aumentar. Segundo os dados da Entidade Reguladora do Serviço de Águas e Resíduos (ERSAR) divulgados, nos últimos dias, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2019 (últimos dados disponívei) foram distribuídos quase 23,5 milhões de metros cúbicos de água, um aumento face aos 22,5 do ano anterior.
Significa isto que cada habitante do Oeste utiliza (para todos os serviços), em média, 65,7 metros cúbicos de água por ano (ou seja, o equivalente a 65.700 litros), um aumento de três metros cúbicos face a 2011 (ano mais antigo dos registos) e de cinco metros cúbicos face a 2016.
Este aumento deixa, ainda assim, o Oeste muito próximo da média nacional de 65,6 metros cúbicos anuais por habitante.
O concelho do Oeste onde cada habitante consome mais água é Peniche, com uma média de 100 metros cúbicos. Seguem-se os municípios da Nazaré (94,4 m3) e de Alcobaça (75,9 m3). Óbidos está bastante próximo de Alcobaça. Segundo o INE, cada obidense “gasta” 75,8 metros cúbicos de água por ano.
O registo das Caldas da Rainha apresenta-se ainda acima da média nacional, com 70,9 metros cúbicos, o equivalente a 70900 litros de água consumidos por cada caldense num ano.
Os municípios oestinos onde os habitantes consomem menos água são, segundo estes dados, os de Arruda dos Vinhos, com 48,9 metros cúbicos anuais, da Lourinhã e do Cadaval, estes últimos com 50,8 m3 e 51,3 m3, respetivamente.
Em termos brutos, e não comparando o consumo com o número de habitantes, os concelhos para onde mais água é distribuída são os de Torres Vedras e Alcobaça, para onde seguem anualmente 4,4 milhões e 4 milhões de metros cúbicos de água, respetivamente. Juntamente com o concelho das Caldas, para onde seguem 3,6 milhões de metros cúbicos, estes três concelhos são responsáveis por cerca de metade do consumo de água do Oeste.
Neste capítulo os municípios onde o consumo de água é mais baixo são os do Sobral de Monte Agraço (648 mil metros cúbicos), do Cadaval (700 mil metros cúbicos) e do Bombarral (711 mil metros cúbicos).
Abaixo do milhão de metros cúbicos de água estão ainda os municípios de Arruda dos Vinhos (com 745 mil metros cúbicos anuais) e de Óbidos (com 893 mil metros cúbicos de água distribuídos por ano).
A nível nacional, em 2019 foram distribuídos 674 milhões de metros cúbicos de água, o que representa uma diminuição face aos dados de 2011, em que os registos apontam para um total de 688 milhões de metros cúbicos. Ainda assim, comparativamente com o último ano (2018) trata-se de um aumento face aos 662 milhões que foram distribuídos. ■

- publicidade -