O Conselho Estratégico do Planalto das Cesaredas analisou, esta semana, o plano de ação definido no Plano Estratégico do Planalto das Cesaredas (PEPC), cuja execução foi entregue à Associação Geoparque Oeste (AGEO) por intermédio da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
Em comunicado, a AGEO explica que na primeira reunião formal de constituição do órgão consultivo estiveram presentes 22 entidades “representativas de todo o Planalto”. “Este é um primeiro passo de um processo dedesenvolvimento sustentável e inclusivo de todo o território do Planalto de Cesaredas”, salienta a entidade, notando que o Conselho Estratégico é composto pelas associações e entidades que têm na sua génese a defesa e promoção do património natural e cultural do Planalto das Cesaredas, contando também com as Juntas de Freguesia e as Câmaras de Bombarral, Lourinhã, Óbidos e Peniche.
A Associação Geoparque Oeste foi mandatada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste para dinamizar e promover a execução do PEPC, cabendo a esta entidade a coordenação do Conselho Estratégico, assim como o estabelecimento de pontes entre este órgão e os respetivos municípios.
O PEPC é um projeto da Comunidade Intermunicipal do Oeste, desenvolvido em 2019 em colaboração com a Associação dos Amigos do Planalto das Cesaredas e associações locais que desenvolvem atividade no Planalto das Cesaredas, tendo como principais objetivos aumentar a visibilidade e notoriedade deste território como espaço singular e de convergência de patrimónios; promover práticas de referência no domínio da gestão urbanística e ambiental, e disponibilizar experiências diferenciadas no domínio do lazer e recreio. ■































