Conhecidos vencedores do Festival Literário Livros a Oeste

0
552

Seis alunos de escolas da Lourinhã e Peniche foram distinguidos nos prémios literários integrados na última edição do Festival Literário “Livros a Oeste”. Este evento, organizado pela Câmara da Lourinhã desde 2012, é dedicado ao livro e literatura e integra diversas iniciativas culturais para todas as idades, que conjugam conversas com autores, apresentação de livros e outras formas de expressão cultural.
Em 2015, foi criado o Prémio Literário, com a finalidade de distinguir, anualmente, contos inéditos em português, escritos por alunos que frequentem escolas de Municípios do Oeste (Nazaré, Alcobaça, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras, Alenquer, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos). Dividido nas categorias Alunos do 3º Ciclo e Alunos do Secundário, compreende valores pecuniários de 200 euros para o 1º prémio, 100 euros para o 2º prémio e 50 euros para o 3º prémio.
Este ano, o município da Lourinhã recebeu mais de 60 textos e contos, subordinados ao tema “Pegadas no Tempo”. Na categoria Alunos do 3º ciclo os vencedores foram Mateus de Oliveira Simões, sob o pseudónimo Édipo da Escola EB 2/3 Dom Luís de Ataíde em Peniche (1º lugar), Francisco Barros Santos, pseudónimo Mário Gomes (2º prémio), e Francisco Matias Batista Carvalho Sampaio, com o pseudónimo Lorenzo Von Matterhorn, (3º prémio), ambos da Escola EB 2/3 Dr. João das Regras.
Ao nível do secundário foram distinguidos Diana Melo de Oliveira, com o pseudónimo Bárbara Miguel, da Escola secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado da Lourinhã (1º prémio), Vasco Cruz, sob o pseudónimo Artur Átila, da Escola Secundária de Peniche (2º prémio) e Marta Miguel Antunes Simão, com o pseudónimo Sofia Alexandra da Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado da Lourinhã (3º prémio). ■

- publicidade -