Conhece Salir de Matos!? celebra décima edição

0
602
Evento dá a conhecer, ao longo de três dias, o que de melhor a freguesia tem e reúne as associações, as empresas e as pessoas da terra

Entre os dias 18 e 20 de julho a freguesia de Salir de Matos deu-se a conhecer, apresentando o que de melhor ali se faz, num evento que vai já na sua décima edição. O Conhece Salir de Matos!? é uma festa da freguesia, sendo um momento de divulgação turística, mas, mais do que isso, um ponto de encontro, união e convívio entre as gentes da terra.
O presidente da Junta, Flávio Jacinto, estimou que tenham passado pelo evento cerca de quatro mil pessoas ao longo dos três dias, um número “muito superior ao nosso número de habitantes”, frisa o autarca.
O Conhece Salir de Matos!? é um evento que permite “transmitir às gerações mais novas valores de associativismo”, exemplificou.
Flávio Jacinto destacou ainda que os participantes e o próprio público tiveram uma atitude proativa de limpeza e asseio do espaço, o que foi um ponto positivo. O presidente da Junta destacou ainda o almoço oferecido pela Junta de Freguesia à população, com dois porcos no espeto. Para o ano vai realizar-se a 11ª edição do Conhece Salir de Matos!? com a organização a apontar ao terceiro fim de semana de julho.

Este ano foi apresentado o Coro da Vila, um projeto musical que reúne 20 pessoas

A apresentação do Coro da Villa
A edição deste ano teve uma novidade durante a tarde de sábado, após a atuação da Marcha do Coto, houve a apresentação do Coro da Villa, que atuou pela segunda vez (a primeira foi no Dia da Criança).
Este é um projeto que nasceu no Centro Recreativo e Cultural de Salir de Matos, que é presidido por Elísio Graça há um ano. Vindo do Sul, escolheu a terra onde a mulher tinha família para viver há 12 anos. A música era o seu hobbie, “para balancear com a arquitetura”, mas este projeto musical na coletividade “nasceu da brincadeira de fazermos uma atividade de cantar as Janeiras”, recorda. “Achámos engraçado fazer umas Janeiras invertidas, em que em vez de irmos pedir uma ajuda, íamos oferecer uma ajuda”, nomeadamente, um sorriso e uma lembrança a pessoas que vivem sozinhas. “Foi um projeto que começou com dez pessoas e toda a gente gostou”, lembra. “Ninguém quis parar e daí surgiu a ideia de fazermos músicas tradicionais, depois veio o convite da Junta de Freguesia de atuarmos neste evento e isso deu muito alento”.
O grupo, que é composto por cerca de 20 pessoas, praticamente todos reformados, encontra-se semanalmente na associação – que está a preparar o torneio de petanca para agosto – para ensaiar.

Durante a tarde de sábado houve marchas populares. Já no domingo, depois do almoço, realizou-se uma tarde de folclore, com atuações de dois ranchos

Um dos membros é João Fialho, antigo presidente da Junta de Freguesia, durante dois mandatos. Com 79 anos, aprendeu há dois anos guitarra na Universidade Sénior e, após um convite para este grupo, acedeu de imediato a participar, cantando e tocando. “A primeira atuação correu bem, mas nós no palco não temos a mesma perceção de quem está cá em baixo, mas acho que correu bem”, analisou. “Este projeto foi muito positivo”, afirmou, destacando o lado de encontro do grupo, que reúne semanalmente para ensaiar. “É uma mais-valia, para nós é muito bom”, referiu, deixando também elogios ao Conhece Salir de Matos!?. ■

- publicidade -