Congresso trouxe 600 Bombeiros do Quadro de Honra às Caldas da Rainha

0
772
O Padre Vítor Melícias esteve nas Caldas para intervir no congresso

Iniciativa decorreu para dar a conhecer trabalho da Reviver Mais com os bombeiros

A Expoeste recebeu no passado sábado cerca de 600 bombeiros do Quadro de Honra, de cerca de 80 corporações de todo o país, que vieram realizar o primeiro Congresso Social de Bombeiros do Quadro de Honra, numa iniciativa da associação Reviver Mais – Associação dos Operacionais e Dirigentes dos Bombeiros Portugueses.

Este congresso foi realizado com o objetivo de “dar um novo impulso à Reviver Mais, dar a conhecer melhor a existência”, em proximidade com os quadros de bombeiros, salientou o presidente do conselho executivo da associação, Luís Miguel Batista, que explicou aos presentes o objeto da associação, as suas valências e alguns dos projetos futuros, como é a Casa do Bombeiro. Grande foco da associação passa, também por “despertar consciências” para a necessidade da criação do fundo do bombeiro, com “medidas de apoio social aos que deram ao país sem nada pedir em troca”, sublinhou Luís Miguel Batista.

- publicidade -

Um dos pontos abordados no congresso foi o grande contributo que os bombeiros do Quadro de Honra deram à causa dos bombeiros, mas também o que ainda podem dar. Castro Valente, Comandante de Quadro de Honra, que integra os corpos sociais da Reviver Mais, afirmou que “o bombeiro do Quadro de Honra não pode ser peça descartável, porque ainda está física e intelectualmente capaz de realizar determinados serviços e atividades” no apoio às suas corporações.

Presente no congresso esteve o padre Vítor Melícias, que lembrou o espírito voluntário dos bombeiros, do qual os bombeiros de Quadro de Honra são “guardiões” e “transmissores de geração em geração”. O padre Vítor Melícias sublinhou que os bombeiros são uma instituição que não é pública, nem privada, “emana do povo” para prestar um serviço público e deve, por isso, “preservar sempre a sua autonomia”. ■

- publicidade -