No próximo ano o Congresso Internacional de Turismo irá realizar-se em Dezembro, em Oman (Arábia). Esta será a primeira vez que o evento, que vai na sexta edição, irá sair da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, fruto de uma parceria que esta escola do IPL tem com a Sultan Qaboos University, de Oman.
“O Médio Oriente é uma zona emergente e também interessa à escola essa parceria”, disse à Gazeta das Caldas Simão Oliveira, da organização, acrescentando que a internacionalização é um dos eixos estratégicos do IPL.
O congresso, que decorreu entre os dias 27 e 29 de Novembro, com o tema “A Imagem e a Sustentabilidade dos Destinos Turísticos”, pretendeu estimular parcerias, trabalho em rede, investigação e divulgação do conhecimento científico, nomeadamente no âmbito das políticas de valorização do turismo, sustentabilidade, competitividade dos destinos turísticos, entre outros.
Entre os conferencistas convidados estiveram personalidades com um vasto trabalho de investigação em turismo, como Greg Richards (Holanda) e Tamara Ratz (Hungria). Presentes estiveram também a ministra do Turismo de Oman, Amina Balushi e a especialista da Sultan Qaboos University, Masooma Al-Balushi.
No que respeita às sessões paralelas foram seleccionadas cerca de 200 comunicações provenientes de 31 países, como Espanha, Brasil, Itália, Reino Unido, USA, Polónia, Rússia e Tailândia, entre outros. O último dia foi dedicado a visitar a região Oeste. Durante a manhã, os participantes estiveram em Óbidos e Foz do Arelho, depois almoçaram no restaurante pedagógico da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste um menu tipicamente português, antes de partirem para uma visita ao Museu da Cerâmica, Loja da Fábrica Bordalo Pinheiro e Quinta do Sanguinhal, para uma visita às vinhas e prova de vinhos.
“Este sexto congresso superou as nossas expectativas”, revelou Simão Oliveira, destacando a importância dos “social days”, que permitem aos participantes “aprofundar relações e, às vezes, conseguir estabelecer protocolos”.
O docente, que organiza o congresso juntamente com mais sete colegas, destacou ainda o contributo dos alunos, sobretudo do curso de Gestão de Eventos, para o sucesso desta sexta edição.
De acordo com o director da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Daniel Pinto, a recepção da comitiva participante no congresso internacional do IPL vai no sentido de aprofundarem a sua ligação com o ensino superior, sobretudo de proximidade, com a ESAD e a ESTM, em Peniche. “Alguns alunos que terminam aqui o nível quatro podem estar interessados em frequentar o ensino superior e o inverso também acontece, com alunos já licenciados a procurar aqui um curso mais tecnológico e especifico nos domínios do turismo, pastelaria ou gestão hoteleira”, concluiu.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

































