Concorrentes da Casa dos Segredos no Carnaval das Caldas da Rainha

0
1111

O skater Hélio, que participou recentemente na Casa dos Segredos 3, será o rei do Carnaval das Caldas 2013 e Cátia Palhinha, vencedora da edição especial do concurso “Casa dos Segredos – Decisão final”, será a rainha.
Os desfiles terão lugar no sábado à noite e domingo à tarde e contarão com a participação de 19 carros alegóricos de várias colectividades, num total de 800 participantes. A sátira social e política prometem marcar uma vez mais o Carnaval das Caldas, que mantém o carácter tradicional e trapalhão.

“Vai ser  épico!” Esta a garantia deixada por Hélio Catarino, mais conhecido por Hélio Imaginário, o jovem caldense a quem o medo não o assiste. O ex-concorrente do programa televisivo “Casa dos Segredos” vai ser o rei do Carnaval nas Caldas e promete muita animação. A rainha será a algarvia Cátia Palhinha, vencedora da edição especial do concurso “Casa dos Segredos – Decisão final”, que apenas irá desfilar no corso de Domingo.
Na conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu na passada sexta-feira, Hélio Catarino reconheceu que não é “muito carnavaleiro”, mas que este ano, já que “tenho hipóteses de brincar ao carnaval, vamos divertir-nos e fazer um bocado de história”.
O jovem considera que o Carnaval também serve para criticar, mas deixou desde logo o advertimento: “não digam mal do senhor que se costuma sentar nesta cadeira [Fernando Costa], mas de mim podem dizer à vontade”.
Depois de já ter estado em vários locais do mundo, Hélio Catarino diz que é nas Caldas que se sente em casa e defende que a cidade deve retomar a sua vida artística. “Os momentos de crise são sempre de viragem, que trazem a criatividade e resposta aos problemas que temos e, se fizermos isso e ainda pudermos rir um bocado é espectacular”, disse.
Este ano, e à semelhança de 2012, os desfiles irão realizar-se no sábado à noite, pelas 22h00, e no domingo à tarde, pelas 15h00, num percurso que compreende a Praça 25 de Abril e a Avenida 1º de Maio. No final a animação continuará com um espectáculo na Praça 25 Abril.
A desfilar estarão 19 carros alegóricos, dois grupos de dança, a Banda Comércio e Indústria e o grupo de bombos. Entre as várias colectividades presentes estarão, pela primeira vez, os Pimpões e a Associação Desportiva e Recreativa do Carvalhal Benfeito.
A folia carnavalesca arranca já a 8 de Fevereiro com o desfile infantil, pelas 10h00, seguido de um espectáculo com o cantor JC.
O vereador do Turismo, Hugo Oliveira, fez também um desafio à ACCCRO para as lojas estarem abertas até mais tarde na noite de sábado. “Estamos em festa no centro da cidade e queremos trazer pessoas às Caldas, pelo que julgo que faz sentido o comercio estar aberto à noite”, disse, acrescentando que também já contactou os estabelecimentos de hotelaria das Caldas no sentido de fazerem pacotes de Carnaval.
A Câmara vai também apostar na publicidade e na divulgação através das redes sociais para atrair o maior número de visitantes possível à cidade durante esse fim-de-semana.
Hugo Oliveira destacou a presença de Hélio Imaginário como rei do desfile, uma aposta em personalidades da terra que já tem vindo a registar-se nos últimos anos e que “nos representam da melhor forma”.
A autarquia irá investir no Carnaval cerca de 70 mil euros, um montante semelhante ao do ano passado e o vereador deixou um desafio aos grupos informais para que integrem o corso e depois também circulem pela cidade.

TOLERÂNCIA DE PONTO NÃO ESTÁ DECIDIDA

A Câmara ainda não decidiu se dará tolerância de ponte aos seus funcionários. No entanto, Hugo Oliveira desvalorizou essa possibilidade de folga, explicando que as pessoas que integram as associações não têm dispensa na terça-feira e o evento é decidido em conjunto entre a autarquia e as colectividades.
O ano passado a Câmara não decretou tolerância de ponte, mas o presidente, Fernando Costa, disse que qualquer um poderia pedir dispensa de meio dia, desde que apresentasse um requerimento. No entanto, foram poucos os funcionários que souberam atempadamente dessa dispensa e, nesse dia, o presidente não apareceu durante a manhã para assinar os pedidos.

- publicidade -

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

o Carnaval na região

Tenda volta a acolher festejos de Carnaval em Alcobaça

A Praça 25 de Abril em frente ao Mosteiro é mais uma vez palco dos festejos de Carnaval em Alcobaça. A partir da próxima quinta-feira, dia 7, e durante sete dias, há propostas para todas as idades naquela que é a 4ª edição do Folia & Algazarra.
Pela tenda haverá vários bares espalhados e vão passar vários DJ’s, bem como os já residentes Engenheiros do Samba. Este ano, a autarquia alcobacense definiu o Amor como mote dos festejos de Carnaval, desafiando os foliões a inspirarem as suas máscaras neste tema, que podem depois levar aos diversos concursos que vão decorrer a cada dia. E os prémios, garante a autarquia, serão também “alusivos ao amor”.
O arranque dos festejos acontece na tarde de quinta-feira, dia 7, com o Carnaval Sénior. No dia seguinte é a vez das escolas passarem pelo local, logo a partir das 10h00, e à tarde realiza-se o Carnaval do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça.
Entre os dias 8 e 11 de Fevereiro a tenda vai andar num verdadeiro reboliço entre as 22h00 e as 4h00 da manhã. Na tarde de terça-feira gorda, a partir das 15h00, o destaque vai para as crianças e na quarta-feira, às 21h00, realiza-se o Enterro do Entrudo.
A Câmara Municipal de Alcobaça segue as indicações do governo e não vai dar tolerância de ponto no dia de Carnaval.

J.F.
Abertas inscrições para Carnaval no Cadaval

Até 8 de Fevereiro estão abertas as inscrições para os grupos que queiram participar nos desfiles de Carnaval no Cadaval, que saem à rua nos dias 10 e 12. A autarquia irá apoiar financeiramente os grupos a pé com mais de 10 elementos e também os carros alegóricos, a partir dos cinco figurantes.
As fichas de inscrição estão disponíveis no site da Câmara (www.cm-cadaval.pt).
Este ano o tema do Carnaval do Cadaval é “Contos e histórias tradicionais”. As actividades têm início logo na sexta-feira, dia 8, pelas 10h30, com o desfile pela vila das crianças do 1º Ciclo e jardins-de-infância do concelho.
Nessa noite, pelas 21h30, estreia no cine-auditório dos bombeiros mais uma revista à portuguesa a cargo do Grupo Gente Gira, intitulada “Ao que nós chegámos!”, com encenação e direcção de João Duarte Costa.
No sábado, dia 9, a partir das 15h00, tem lugar o “Baile Gerações Solidárias”, na antiga escola de 1.º Ciclo do Cadaval.
No domingo, dia 10, sai à rua, a partir das 15h00, o tradicional corso carnavalesco pela vila do Cadaval, com concentração junto ao largo da Adega Cooperativa do Cadaval.
Como não há tolerância de ponto na terça-feira, a autarquia optou por um desfile nocturno na segunda-feira, pelas 21h00, seguindo-se um baile de máscaras, com entradas livres, no pavilhão dos bombeiros.

P.A.

Corso de Peniche sai à rua no domingo e terça-feira

A folia e animação saem à rua em Peniche de 8 a 12 de Fevereiro. O corso irá desfilar no domingo e terça-feira, pelas 15h00, e contará com cerca de 500 foliões distribuídos por 17 grupos, numa composição de samba, cor e alegria. O Furacão de Ferrel, as Texanas, os Cabeçudos, as Damas de Peniche, Sardinhas com Açúcar, Baralho de Cartas, ou as Makuas, são alguns dos temas que os grupos levam este ano.
O desfile começa junto à Fortaleza e segue pelo Campo da República, Avenida do Mar, Rua 13 Infantaria, Rua Alexandre Herculano, Rua Arq. Paulino Montez e Rua António da Conceição Bento, terminando na Avenida Paulo VI.
As iniciativas começam a 8 de Fevereiro, às 10h30, com o desfile de carnaval escolar, no qual participam as várias escolas do concelho.
Tendo em conta a forte tradição dos festejos carnavalescos no concelho de Peniche, a Câmara deliberou, por unanimidade, conceder tolerância de ponto a todo o pessoal, na terça-feira de Carnaval.

F.F.

Reis do Carnaval do Alfeizerão apresentados amanhã

Os reis do Carnaval de Alfeizerão, Gabriel Ferreira e Isabel Neves, são apresentados amanhã, 2 de Fevereiro. O casal real chega às 15h00 a Vale de Maceira e meia hora mais tarde é recebido no Largo de Santo Amaro, no centro da vila de Alfeizerão, onde haverá animação musical.
Os reis terão o papel principal dos corsos alegóricos que vão decorrer na vila às 15h00 dos dias 10 e 12 de Fevereiro. Cinco carros alegóricos vão compor os desfiles e aqueles que estão interessados em participar ainda podem fazê-lo, bastando dirigirem-se ao Pavilhão do Carnaval no Campo do Sport União Alfeizerense.

J.F.


Carnaval arranca domingo na Nazaré

O Carnaval da Nazaré arranca oficialmente este domingo, em mais uma Festa de S. Brás. No sopé do Monte de S. Bartolomeu são esperadas centenas de pessoas para uma das mais enraizadas festas populares nazarenas, onde as crenças religiosas andam de mãos dadas com os festejos pagãos que há décadas marcam o arranque oficial deste Entrudo tão típico.
Num ano em que a festa – que se realiza sempre no dia 3 de Fevereiro – acontece a um domingo, é esperada uma verdadeira enchente no pinhal de Valado dos Frades. E a tarde vai contar, como sempre, com muita animação, baile com Francisco Taveira e Ricerdo Caneco, piqueniques, grelhados e a apresentação dos reis do Carnaval – Alex Veríssimo e Maria Victor Mafra.
Na vertente religiosa dos festejos, muitos são os que sobem à capela de S. Bartolomeu, de onde usufruem de uma paisagem única.
Este ano a Festa de S. Brás realiza-se a apenas alguns dias da terça-feira gorda, pelo que arranque oficial dos festejos foi já precedido por muitos bailes, nas salas e na rua, e pela saída de alguns grupos de mascarados. Amanhã, dia 2, é a vez das Trotinetas, Bicicletas, Alberqueras e Sakanagem encherem as ruas de cor e mostrarem as fantasias que prepararam para um ano em que o mote é a exporessão nazarena “Ai qu’inganes c’mó Tó Tó”.

J.F.

Desempregados não pagam entrada no Carnaval de Torres Vedras

A reciclagem dá tema ao Carnaval de Torres Vedras, que decorre de 8 a 13 de Fevereiro, com a realização de cinco corsos e a participação de milhares de foliões.
A crise, a necessidade de poupar, de fazer com menos, de recriar e de reutilizar, será uma oportunidade para um Carnaval cheio de originalidade e de alguma poupança de recursos, refere a organização, que desta forma incentiva ao aproveitamento dos carros utilizados noutros carnavais com actualização da sátira política e social.
O orçamento deste Carnaval é de 350 mil euros, o que representa uma redução de 17% relativamente ao ano passado, conseguida essencialmente com reutilização de materiais dos anos anteriores. Tendo em conta a situação que o país atravessa, a organização decidiu que os desempregados inscritos em qualquer Centro de Emprego, que apresentem um comprovativo da sua situação datado de 2013, e que se façam acompanhar de um documento de identificação, têm entrada livre no corso de terça-feira.
As expectativas são de cerca de 350 mil visitas ao Carnaval que faz mexer Torres Vedras durante seis dias e cinco noites.
Os desfiles começam a 8 de Fevereiro, a partir das 9h30, com as escolas. À noite, pelas 21h30, serão dadas as boas vindas aos Reis do Carnaval de Torres e entregues as chaves da cidade pelo presidente da Câmara. À semelhança dos anos anteriores, os reis – dois homens – não são figuras públicas nacionais, mas pessoas conhecidas a nível local.
No sábado, a partir das 21h00, realiza-se o corso nocturno, que conta com a participação de mais de 3.000 pessoas. O Tó’Candar, trio eléctrico em versão torriense, também levará muita gente a seguir-lhe o rasto e juntar-se à folia.
No dia seguinte, domingo, a partir das 14h30, tem início o corso diurno, com a participação de carros alegóricos, matrafonas, cabeçudos, zés-pereira de Amarante, grupos de mascarados e foliões.  Ao todo, serão oito carros alegóricos, sendo seis deles reciclados. “Dominatrix” com Angela Merckl no seu dragão de fogo, “Passos por um fio” com a marioneta de Passos Coelho em posição de vassalagem, ou ainda “O Monstro dos Mercados” são alguns dos carros que fazem parte do desfile de domingo.
Na segunda-feira cerca de um milhar de seniores participarão no Baile de Máscaras Tradição, que decorrerá na Expotorres a partir das 14h30. À noite arranca o corso trapalhão, onde não há regras e participam carros alegóricos, grupos de mascarados e o Tó’Candar .
Na terça-feira de Carnaval irá realizar-se o corso diurno e, no dia seguinte, a partir das 21h00, decorre o enterro do entrudo, seguido de fogo de artifício.
Durante este período existem vários espaços públicos com palcos montados onde estarão DJ’s a pôr música até às 4h00.
O custo do bilhete é de 5 euros em cada corso e o livre-trânsito (acesso aos quatro corsos) tem um custo de 10 euros. A entrada é gratuita para crianças até aos nove anos.
A Câmara de Torres Vedras dá tolerância de ponto aos funcionários na segunda e terça-feira para manter e incentivar a tradição dos cinco dias do Carnaval  que é considerado o “mais português de Portugal”. Este medida tem em conta o facto da maioria dos serviços municipais estarem localizados dentro do perímetro do corso.
Com esta decisão a autarquia pretende manter o programa tradicional de cinco dias de folia e responder à crise numa cidade onde o evento gera receitas na ordem dos 3,5 milhões de euros ao comércio e à hotelaria.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -