Santa Maria vai ter decorações de Conceição Cabral, 23 anos depois de a artista ter decorado o bar daquela unidade hoteleira.
A artista Conceição Cabral, que trabalha com cerâmica e com vidro, vai decorar o Hotel Santa Maria, situado em Fátima.
“Foi a primeira grande intervenção que fiz em vidro”, revelou à Gazeta a autora, recordando que há 23 anos foi convidada, precisamente, a fazer toda a decoração de um dos bares daquela unidade hotelaria.
A artista foi recentemente contactada pelos responsáveis do Hotel Santa Maria para realizar uma intervenção mais geral em praticamente todos os espaços comuns de uma unidade que aposta forte na apresentação da arte contemporânea.
A autora, que teve o seu ateliê de trabalho durante vários anos nas Caldas da Rainha, vai criar luminárias, grandes bolas em cerâmica para os espaços de jardim, além de grandes peças de vidro que vão estar em várias zonas comuns como no hall de entrada e no jardim, situado junto ao restaurante.
O trabalho anterior de Conceição Cabral, que decorava toda a zona do bar foi agora retirado, dado que, com as novas tecnologias pode ser “muito melhorado”, disse a autora que atualmente tem o seu espaço de trabalho na vila de Valado dos Frades (Nazaré).
Conceição Cabral quis também descansar os clientes do Hotel Santa Maria que se “manifestaram” contra a retirada das peças de vidro decorativas que estão habituados a ver. “Vamos voltar a pôr, agora com iluminação e com melhorias substanciais”, garantiu a artista, que tem feito várias intervenções em espaços privados não só nas Caldas da Rainha como também na Nazaré.
“Espero poder terminar esta grande intervenção em início de 2023”, referiu a artista, que ainda está a trabalhar em restauro de vidro do século XVIII, numa casa onde nasceu o Diário de Notícias, em Lisboa.
Na sua nova loja, “My Garden”, situada na IC2, próximo de Porto de Mós, podem ser adquiridas obras da artista plástica e também algumas do escultor alcobacense José Aurélio.
Conceição Cabral – que integra a mostra coletiva “Salão de Outono”, patente na Galeria do Casino Estoril, até 12 de dezembro – gostaria de realizar uma mostra retrospetiva do seu trabalho nas Caldas, da Rainha onde viveu e trabalhou vários anos. A autora tem peças à venda nas Caldas, na “Linhas da Terra”, situada na Praça da Fruta.































