Comunidades portuguesa e ucraniana reuniram no Bombarral

0
436

As comunidades portuguesa e ucraniana reuniram-se, no passado dia 13 de maio, na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, tendo como mote o projeto solidário “Somos Ucrânia”, que consistiu na inauguração de uma exposição fotográfica e na degustação de iguarias de ambos os países.
Sob a coordenação do Chef Samuel Sousa, a iniciativa foi dinamizada pelos alunos do Curso de Cozinha e Pastelaria do IEFP de Santarém, aos quais se juntaram os estudantes do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.
O momento de grande simbolismo e emoção, contou as intervenções do diretor do AEFP, professor Emanuel Vilaça, do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, bem como do Chef Samuel Sousa, que explicou os motivos que levaram a concretização desta iniciativa.
As fotografias que compõe a exposição, da autoria de Ricardo Bastos, um dos alunos do curso, relatam as vivências de um refugiado, desde a fuga até ao país de acolhimento, contadas através da junção da gastronomia portuguesa com alguns pratos típicos ucranianos, os quais os presentes tiveram oportunidade de saborear.

- publicidade -