Reclamam o arranjo de um obstáculo que permite a evolução aos mais novos e aos que estão a iniciar no skate
A comunidade de skate caldense fez, no âmbito do CLN 2023, um convívio no skatepark, onde pôde perceber que “este movimento continua vivo e a trazer pessoas à cidade, não só para visitar o espaço, mas também para fazerem parte de um desporto que não é só uma arte e expressão de rua, mas também um desporto olímpico, e que cada vez mais é procurado pelos mais novos”, refere Tiago Gomes.
Estes jovens realçam que o skatepark ainda não está nas melhores condições, pelo que começaram a deslocar-se para outros recintos no Cadaval, Rio Maior, Nazaré, Ericeira, Lourinhã, Leiria, Torres Vedras, entre outros. “Estes municípios começaram a perceber o quanto podemos oferecer à comunidade local e aceitamos o desafio de fazer várias ações de skate com crianças e outras associações locais no skatepark do Cadaval”, salientam.
O skatepark caldense, que nasceu em 1998, foi reabilitado em 2008. Reclamam agora o arranjo de um obstáculo, que “é um dos mais importantes no recinto porque permite às gerações mais novas e aos que estão a iniciar no skate, evoluírem mais rapidamente e facilmente sem se aleijarem”. Este encontra-se “bastante danificado” e tem provocado algumas quedas e idas de ambulância para o hospital, “fazendo com que algumas das crianças ganhem medo e desistam de praticar a modalidade”.
De acordo com os utilizadores, com a sua requalificação, os mais novos vão utilizar o obstáculo “sem medo e poderão assim treinar e evoluir no seu percurso como skater”.
Questionada a Câmara das Caldas, o presidente, Vítor Marques, recorda que há perto de um ano procederam à reparação do espaço, nomeadamente das fissuras existentes, e pretendem continuar o investimento no skatepark. O edifício que se encontra no local irá acolher o Gabinete da Juventude, para “dar apoio ao skatepark e aos jovens” e “estamos também a preparar alguns eventos para aquele local”, concretizou o autarca.
Vídeo e petição pública
A comunidade do skate park fez um vídeo, que conta já com mais de 16 mil visualizações, onde mostra as carências do local. “O cimento está muito degradado e existem buracos por todas as rampas do recinto”, referem, apelando à sua manutenção. Lembram que este skatepark já “criou campeões nacionais do skate e bmx ao longo dos anos” e que irão continuar a lutar pela resolução dos problemas. Também foi feita uma petição, pela reabilitação daquele skatepark, onde se refere que o skate nas Caldas da Rainha sempre foi um “movimento muito forte, desde os inícios dos anos 90, e pedem a reabilitação daquele espaço. ■






























