Compra de likes falseou resultados dos concursos. Organização decidiu retirar votos do público da equação
Um concurso de montras de Natal das lojas do comércio tradicional e outro de anjos natalícios feitos por crianças, ambos promovidos pela Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, foram alvo de tentativas de falsear os resultados através da compra de “likes” nas redes sociais.
Basicamente, alguém, cuja identidade se desconhece, comprou “gostos” para que um dos participantes tivesse mais votos. Nas montras foi a fotografia da Angel Pet e nas escolas foi a da EB Foz do Arelho.
Dada a situação, que foi identificada, a ACCCRO decidiu então alterar o regulamento do concurso e retirar a componente dos votos do público da equação, passando os vencedores a ser escolhidos exclusivamente com base na avaliação anterior do júri.
O presidente da associação, Luís Gomes, pediu “desculpa pelos transtornos causados por não ter previsto em regulamento medidas para prevenir tais situações” porque nunca tinha acontecido e porque não esperavam que alguém o fizesse.
A solução encontrada teve por base o facto de não ser possível saber quem comprou os “likes” e, portanto, para não prejudicar ninguém, especialmente as crianças (que participaram, alheias ao processo).
Ao nosso jornal, o mesmo responsável disse que “é lamentável existirem situações destas, principalmente num concurso que serve para promover o comércio local e a marca Caldas da Rainha”. Luís Gomes diz ainda que a situação “serviu de alerta e foi uma aprendizagem” e que irão prever este tipo de situações no regulamento do próximo ano.
Falta dizer que os vencedores do concurso de montras deste ano foram A Loja do Sr. Jacinto (1º), a In Love (2º) e a Chocolate Bless (3º).
No concurso das escolas venceu o anjo da Infancoop, ficando em segundo o da EB Foz do Arelho e em terceiro o do Colégio Rainha D. Leonor. A entrega dos prémios dos dois concursos vai decorrer a 1 de fevereiro. ■





























