Como se resolve o problema dos pombos e gaivotas na cidade?

0
780
Gazeta das Caldas
Gazeta das Caldas
Ana Maria Santos, empregada doméstica (A-dos-Francos)

É uma situação difícil porque, por um lado é um problema que afecta as pessoas, mas por outro os pombos na cidade têm a sua graça. As crianças gostam e é bonito vê-los por exemplo no Parque. Matá-los é uma crueldade e não se deve chegar a esse ponto. Não sei exactamente o que se pode fazer… Talvez tentar afastá-los da cidade, ou arranjar um local onde eles possam ficar sem incomodar as pessoas, mas isso também é difícil porque eles são muitos.

Gazeta das Caldas
Eduardo Branco, estudante (Caldas da Rainha)

Não sei exactamente como se pode fazer biologicamente o controlo deste tipo de pragas sem acabar matando. O ideal é controlar de alguma forma as populações, ou fazer com que migrem, se for possível. Acho que é um assunto que se deve discutir na Câmara, procurar exemplos de cidades que fizeram esse controlo, porque é um problema que afecta as pessoas. Na praça vejo muita gente a alimentar os pombos, o que ajuda a que eles se reproduzam mais. Acho que se deve estimular as pessoas a que não o façam. Mas também é preciso perceber que os pombos têm a sua função no ecossistema, pelo que qualquer medida deve ter isso em conta.

Gazeta das Caldas
Maria Teresa Freitas, funcionária pública (Caldas da Rainha)

Há formas de os controlar, não se deve entrar na situação de os abater, mas pelo menos esterilizá-los para que as populações pelo menos não aumentem. Existe excesso destes animais e já não se pode dizer que seja numa zona ou outra da cidade, é por todo o lado. As gaivotas também são muito incomodativas, se calhar até mais, porque além de sujarem há a questão do ruído que produzem, que é terrível.

- publicidade -