Como era antigamente a minha rua na Nazaré?

0
662

O Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, vai levar a cabo, em parceria com a Universidade Sénior da vila, a segunda edição das “Conversas de Algibeira” e o tema escolhido para este ano é “A Minha Rua”.
Pretende-se que os mais velhos recuperem memórias da rua onde nasceram ou residem, através de trabalhos de escrita criativa, desenho, pintura ou fotografia.
A iniciativa visa contribuir para a partilha de memórias e para a recuperação de espaços em constante mudança, seja pelo aumento da construção imobiliária, seja pelas novas ocupações económicas da vila piscatória. E isto obriga muitas vezes a alterações em hábitos locais enraizados.
De acordo com a organização da iniciativa, “a peculiaridade do traçado das ruas nazarenas e dos ‘pátios’ enquanto espaços de sociabilização, sobretudo feminina, é um dos elementos a reforçar com o projecto”. Por isso, a tónica deverá ser posta tanto na descrição física da rua, como nas relações de vizinhança e na socialização das quais aquele espaço é palco.
Os trabalhos deverão ser entregues até meados de Maio, seguindo-se uma sessão pública de apresentação dos mesmos. Os interessados em participar no projecto deverão contactar o secretariado de apoio à Universidade Sénior, no gabinete de Acção Social da Câmara Municipal da Nazaré, ou pelo telefone 262550012.

J.F.

- publicidade -