Uma comitiva caldense, composta por autarcas, deputados municipais, empresários e uma especialista em hidrologia, visitou, nos dias 28 e 29 de Novembro, as termas de Orense e Mondariz, na Galiza. A visita foi organizada pela Assembleia Municipal e teve por objectivo dar a conhecer dois bons exemplos de aproveitamento termal que poderão inspirar a realidade caldense.
Em Orense, considerada a capital termal da Galiza, existem umas termas públicas do tempo dos romanos no centro da cidade, que recebem a visita diária de 70 a 80 banhistas. Contam com várias instalações com spas à beira rio, algumas delas completadas com restaurantes e espaços de lazer. Neste centro termal a água brota a mais de 60º e permite ser utilizada em todas as épocas do ano. Esta cidade galega pretende construir na zona histórica um grande hotel termal e também apadrinha a candidatura das Caldas da Rainha à Rede Europeia de Cidades Termais, que deverá estar concluída no próximo ano.
Já Mondariz é um complexo composto por três edifícios que incluem apartamentos, hotel, centro de congressos, spa, campo de golfe e jardins, estes últimos abertos à população local. Esta estância termal é gerida por privados e recebe uma média de 20 mil pessoas por ano.
Aquele que já foi, durante dois anos, considerado o melhor balneário de Espanha tem como projectos futuros a criação de uma fundação e do Museu da Água.
Em próxima edição publicaremos reportagem sobre esta visita.
F.F.































