Comissão de acompanhamento apresenta as primeiras soluções para o problema das águas do Hospital Termal

0
616

Limpar, desinfectar e substituir as cabeças das bombas de dois dos furos de água e a realização de uma endoscopia a essas mesmas captações, são algumas das medidas que o grupo de trabalho do Hospital Termal quer ver postas em prática a curto prazo. Este grupo, composto por técnicos e representantes de instituições locais, defende também que a par desta intervenção sejam feitas análises regulares e a instalação de um depósito para receber as águas do furo.
A comissão de acompanhamento tem como objectivo ajudar a Câmara na criação de condições para que as águas possam ser adequadamente fornecidas ao Hospital Termal, permitindo assim a sua reabertura. O grupo já reuniu três vezes e, de acordo com o seu porta-voz, o presidente da Câmara em exercício, Tinta Ferreira, começou por ser feito um reconhecimento do local, com visita aos furos e ao hospital, e irão agora adjudicar um pedido de diagnóstico e auditoria a uma entidade externa, para depois se realizarem as obras necessárias.
O autarca explicou à Gazeta das Caldas que, de acordo com as últimas análises, as águas estão boas. No entanto, a Autoridade de Saúde quer garantias de estabilidade, pelo que têm que se “criar condições para que a possibilidade de existência de bactérias ocorra de uma forma muito mais esporádica”, disse.
O grupo irá reunir em breve com a administração do Centro Hospitalar, Liga dos Amigos do Hospital e com a Câmara, para combinarem a melhor forma de concretizar as medidas já definidas.
O grupo de trabalho do Hospital Termal, criado formalmente aquando as cerimónias do 15 de Maio, é composto por Tinta Ferreira (presidente da Câmara em exercício), Conceição Camacho (directora do Serviço de Hidrologia do CHO), Henrique Graça (director técnico da concessão do CHO), Jorge Nunes (coordenador da Unidade de Saúde Pública),
António Matos (engenheiro sanitário do Departamento de Saúde Pública), Vasco Trancoso (médico e ex-presidente do Conselho de Administração do CHO) e José Martins Carvalho (geólogo).

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -