Uma viagem pelas várias associações e coletividades do concelho, mostrando as suas ofertas mais tradicionais
Como alguém dizia eruditamente, “o maior órgão sexual do ser humano é o cérebro, mas o estômago também deve andar lá perto” (João Pacheco, in Expresso Revista de 8 de agosto), não admira que a feira das tasquinhas, como as suas congéneres que pululam pela região, nomeadamente Santarém e Rio Maior, atraiam multidões à mesa ou ao balcão. Há ainda outras com diferentes roupagens, associadas, por exemplo, à época medieval, como em Óbidos ou Aljubarrota, etc., que se cultivam sempre à roda do prato e de um bom naco de carne, de peixe ou outros ingredientes locais.
A das Caldas, com quase três décadas (a comemorar esta ano a 29ª organização), tem-se mantido como polo de animação popular durante a primeira metade do mês de Agosto, juntando anualmente cerca de 100 mil visitantes no mínimo, segundo os organizadores, e algumas centenas de voluntários que trabalham nos pavilhões benevolamente para angariarem fundos para as suas coletividades.
Com cerca de dezena e meia de tasquinhas, número menor que noutras épocas, especialmente antes da pandemia, os visitantes amantes da bela cozinha local, do mais exigente gastrónomo ao mais desatento comedor, encontram uma panóplia de pratos vernaculares ou de petiscos de ocasião, que contentam cada um, não sendo os preços demasiadamente proibitivos, para a quantidade de comida servida, cujo valor pode rondar os 15 euros por dose, com as necessárias aproximações em função do custo da matéria prima que lhe deu origem.
Mas vejamos o que o leitor pode encontrar de mais atrativo que lhe pode recordar alguns momentos passados em cada zona de origem das mesmas. Porventura na tasquinha do Grupo Desportivo do Landal, esperaria certamente uma canja de codorniz, as mesmas grelhadas com a habitual batata fria e o arroz de feijão. Em contrapartida no Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho, mais próximo da costa atlântica, irá encontrar entre outros pratos, tendo como atração ameijoa à penedo Furado, sopa de peixe, as enguias fritas ou em ensopado, o lingueirão.
No Centro Recreativo da Mata de Porto de Mouro também apresentam a especialidade do local à base de coelho, inteiro ou partido ao meio, e a entremeada. Por seu lado, as Ceifeiras da Fanadia apresentam as misturadas, a galinha de trigo ou os rolinhos com chícharos. Na caldense Monte Olivett são propostas as sardinhas à Ti´Paciência, as bochechas de porco à Olivett mas também um bitoque vegetariano. Na representação caldense do S.C Caldas terá espetadas de frango ou choco frito à SCC, como no Arneirense/Oleiros não falta o bacalhau ou entrecosto à Arneirense, ou na Associação do Campo terá bacalhau no forno à nossa moda e queixadas. Também não faltarão vários pratos Vegan para os mais exigentes.
Por seu lado, as Asas Lobeiros têm salada de orelha de porco malhado de Alcobaça, a grelhada mista do mesmo porco malhado do concelho vizinho, como a ARECO apresenta a manta saloia e as petingas fritas, como a Andar da Ramalhosa não esquece a fritada da matança e as queixadas à Andar, ou a Paróquia de Salir de Matos o bacalhau com broa ou a carne à paróquia.
Finalmente, os Amigos do Pintas apostam nos secretos do porco preto ou na carne de porto à alentejano, e a Associação do Nadadouro termina também com ensopado ou enguias fritas, ou feijoada de chocos.
Estas são algumas das apostas mais sonantes, mas o leitor que se aventure nestas tasquinhas irá encontrar uma maior variedade de pratos, em doses reduzidas para petiscar ou maiores para comer sem recusa.
Mas as tasquinhas não esquecem o amigo do colesterol e da glicose, que cada um terá de cuidar como entender, nos doces locais ou mais conventuais que proliferam em todas elas. Para fazer água na boca temos uma lista muito variada onde pontuam baba de cavalo ou de camelo, filhós, pão de ló do Landal, pudim caseiro, arroz doce, encavacadas, farófias, peras bêbadas, num sem fim de propostas a que não falta a dietética para a saúde com fruta da região.
Se quiser experimentar esta aventura gastronómica ainda tem mais alguns dias até que o certame encerre a 17 de agosto próximo.































