Comemorações dos 75 anos dos Pimpões arrancam a 4 de Janeiro

0
543

A Sociedade de Instrução e Recreio “Os Pimpões” cumpre o 75.º aniversário a 19 de Fevereiro do próximo ano e apresentou no passado dia 7 de Dezembro as linhas gerais do programa de comemorações. Os espectáculos prometem grande diversidade, incluindo teatro, poesia, cinema, concertos, bailes, bazares e exposições, na sua grande maioria realizados aos fins-de-semana.
As comemorações arrancam no dia 4 de Janeiro, sexta-feira, com a inauguração de uma exposição sobre os 75 anos dos Pimpões que poderá ser visitada na biblioteca da colectividade até ao dia do aniversário. No mesmo dia, pelas 21h30, realiza-se o primeiro espectáculo musical com o Grandioso Concerto de Ano Novo, pelos coros do Cadaval e Stella Maris de Peniche.
O cinema estará em destaque, com a apresentação do que a direcção dos Pimpões apelidou de “maior Ciclo de Clássicos do Cinema Mundial alguma vez realizado nas Caldas da Rainha”, que tem início a 6 de Janeiro, pelas 15h30, com um clássico e dois cartoons de 1938, ano da fundação dos Pimpões.
Neste ciclo, dedicado às famílias, serão exibidas grandes obras-primas do cinema mundial, cobrindo o período entre 1916 e 1987, com o objectivo de recordar aos mais velhos e dar a conhecer às novas gerações como o cinema clássico era simples, belo e emotivo, muito antes dos efeitos especiais digitais. Teresa Marques, presidente dos Pimpões, sublinhou que parte substancial dos filmes exibidos não está disponível em DVD, pelo que são desconhecidos do grande público.
Cada tarde de cinema – serão 50 sessões -, denominada de 2.ª Matinée à semelhança dos anos 40 e 50 do século XX, terá exibição de duas películas, um filme principal e uma curta metragem de desenhos animados e documentários.
No dia do aniversário, 19 de Fevereiro, terça-feira, tem lugar o concerto de aniversário pela Banda Comércio Indústria, que será para convidados. Concerto que se repete a 23 de Fevereiro, aberto ao público em geral.
Está também já agendado para 23 de Março, Dia Mundial da Poesia, um espectáculo de poesia e música organizado pela Comunidade de Leitores das Caldas da Rainha, com a presença de Poetas caldenses e de outras localidades.
Quanto ao teatro, uma das actividades culturais mais antigas dos Pimpões, um dos objectivos é recriar peças de teatro e revista “que tanto sucesso tiveram e tanta saudade trazem aos caldenses e às pessoas ligadas aos Pimpões”, referiu Teresa Marques. A colectividade espera, nesta fase de reestruturação que o seu grupo de teatro atravessa, envolver as pessoas que já fizeram parte deste e de outros grupos.
Além da participação dos grupos de Dança e de Teatro dos Pimpões, os espectáculos contam com “os melhores coros, bandas e orquestras da região”, tendo para isso recebido o apoio financeiro, até à data, das Câmaras Municipais das Caldas da Rainha, Cadaval e Nazaré, que se traduz na ajuda ao transporte.
Ao programa cultural preparado para as comemorações – que será anunciado mensalmente – juntam-se as realizações habituais dos Pimpões, como as festas de aniversários, os eventos desportivos e os eventos temáticos, como o Carnaval, os Santos Populares e o Magusto.
Trata-se de um “programa ambicioso, com esmerados cuidados no que toca à qualidade cultural e artística, com o qual pretendemos despertar uma vasta adesão de todos os caldenses e dos residentes na região Oeste”, frisou Teresa Marques.
Muitos dos eventos serão gratuitos e os que terão ingresso pago o preço será “simbólico”, observou a presidente da colectividade, e os sócios dos Pimpões terão acesso a descontos.
À beira de completar os seus 75 anos, a SIR “Os Pimpões” conta com 13 mil associados e cerca de 300 atletas federados nas modalidades de natação, basquetebol, contando com o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -