Após anos de impasse quanto ao destino da Colónia Balnear de Castelo Branco da Areia Branca, equipamento propriedade da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) localizado na Praia da Areia Branca, vai ser recuperado, anunciou o Município da Lourinhã. Já em setembro será um concurso de ideias para a elaboração de um projeto de recuperação daquele edifício.
Este processo está a ser dirigido pela CIMBB, em articulação com a Câmara Municipal da Lourinhã e a Ordem dos Arquitetos. Esta requalificação prevê instalar um equipamento de hotelaria, tirando partido daquela área litoral, designadamente a prática do surf, e conjugar uma oferta que sirva os municípios que integram a CIMBB, num investimento aproximado de 3,8 a 4,2 milhões de euros.
Em declarações à Agência LUSA, citada em nota de imprensa do Município da Lourinhã, esta Comunidade Intermunicipal reconheceu o empenho do executivo municipal lourinhanense para resolver este processo, e indicou que a última alteração ao
Plano Diretor Municipal (PDM) “acautelou a questão do edificado da própria colónia, dando capacidade para ali se fazer a sua requalificação”.
A Colónia Balnear de Castelo Branco da Areia Branca situa-se junto à Praia do Areal Sul,
encontrando-se devoluto e profundamente degradado, sem utilização desde 2008, quando
encerrou por falta de condições.
O município da Lourinhã tem executado um forte investimento na gestão do litoral, nomeadamente nas acessibilidades, proteção ambiental e segurança das praias vigiadas, sendo que, na Praia do Areal Sul, foi concluída a reordenação do espaço, o prolongamento e levantamento da zona pedonal, que liga à Praia da Areia Branca Foz e ainda a replantação de espécies autóctones em meio dunar.































