Colocadas fotografias de antigos presidentes da Câmara de surpresa

0
488

Face à recusa do antigo presidente da Câmara, Fernando Costa, em ceder a fotografia, autarquia encontrou uma… solução criativa

Vão ser colocadas amanhã, sexta-feira, dia 1 de abril, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho das Caldas da Rainha, como estava previsto, as fotografias de todos os presidentes da Câmara desde o 25 de Abril de 1974, incluindo os presidentes da Comissão Administrativa, Manuel Perpétua e Hergildo Velhinho, que assumiram o cargo depois da revolução dos cravos.
O berbicacho provocado pela intervenção, na sessão da passada semana, do presidente da Câmara entre 1985 e 2013, Fernando Costa, de impedir a colocação da sua fotografia na Sala de Sessões, e assim impedir um longo período da gestão camarária de 58% de tempo, estar representado nesta iniciativa, foi resolvido de uma forma… criativa.
Assim será colocado naquele espaço a fotografia da antiga vereadora, e durante algum tempo vice-presidente da Câmara, Maria da Conceição Martins Pereira, que também viria a substituir o autarca no lugar na bancada do PSD no Parlamento.
A antiga deputada foi a mulher que mais tempo desempenhou aquelas tarefas no concelho das Caldas da Rainha.
Assim, o município irá também homenagear o papel da Mulher na política local e, simultaneamente, completar o desígnio de ter representado todo o período de exercício de funções desde a instauração da Democracia.
Os restantes políticos locais que vão estar naquele espaço serão José Luís Lalanda Ribeiro, o primeiro presidente eleito democraticamente depois de Abril de 1974 e que permaneceu no cargo durante dois mandatos, Luís Paiva e Sousa, presidente antes do 25 de Abril e eleito democraticamente em 1982, José Monroy Garcia, que substituiu Paiva e Sousa depois da sua morte repentina, e, finalmente, Fernando Tinta Ferreira, que substituiu Fernando Costa em 2013, por impossibilidade de continuar à frente do município, face ao facto de ter esgotado os mandatos permitidos pela legislação. A homenagem será completa ainda com o retrato do atual Presidente da Câmara das Caldas, Vítor Marques, que foi eleito pelo movimento independente Vamos Mudar.
Caldas da Rainha mostra, assim, mais uma capacidade de inovar e de resolver problemas complicados, com soluções criativas e inesperadas. ■

- publicidade -