Colégio salientou a integração na Festa de Natal

0
317
Festa envolveu os alunos do 1º ao 12º ano, professores, funcionários e pais

Mensagem de inclusão no Natal da escola que tem cerca de 150 dos 720 alunos vindos de 28 diferentes países

Isaque VicenteA Festa de Natal do Colégio Rainha D. Leonor tinha este ano como mote a Volta ao Mundo em 80… minutos e cumpriu o que prometeu, ficando ainda marcada por uma tónica importante de integração e inclusão, de celebração das diferentes culturas.
O percurso começou e terminou em Portugal, tendo passado por Austrália, Irlanda, Brasil, Estados Unidos da América, França, Itália, Espanha, África do Sul, Índia, China, Suécia e Moldávia, com os alunos de cada ano de escolaridade a prepararem apresentações com dança.
Nota ainda para a despedida de Rita Santos, funcionária há 20 anos do Colégio que se vai reformar este ano. A Dona Rita, como é carinhosamente conhecida pelos alunos, foi uma das auxiliares de educação que vieram “abrir” a escola. “Não limpo mais nada”, brincou, confessando que foi “feliz aqui”, antes de ouvir alunos, pais e professores a agradecerem-lhe pelo seu trabalho.
A festa contou com duas sessões com cerca de 950 pessoas cada uma.
A diretora pedagógica do Colégio Rainha D. Leonor, Sandra Santos, salientou o compromisso que existe com a inclusão e a multiculturalidade, procurando “promover um ambiente de respeito e partilha” e formando “cidadãos globais”.
“O Colégio recebeu sempre bem as pessoas”, frisa, notando que tem existido “uma adaptação mútua” e “uma evolução”, desenvolvendo algumas iniciativas no início dos anos letivos pensadas especificamente para este público.
Entre outros benefícios, salienta as melhorias existentes ao nível da língua inglesa, que é a língua comum. “Ao mesmo tempo, os alunos estrangeiros, normalmente, a partir de janeiro ou fevereiro já falam português”, conta. “Tem sido muito interessante conhecer a gastronomia e as tradições dos diferentes países”, frisa. Ao longo do ano procuram também criar atividades que envolvam os pais. “Temos alunos estrangeiros em todas as turmas da escola, desde a creche ao 12º ano”, diz.
O Colégio Rainha D. Leonor tem atualmente 720 alunos, dos quais cerca de 150 são oriundos de outros países. Têm representadas 29 nacionalidades, contando com a portuguesa. “Há um grande número de alunos da América do Norte”, esclareceu a diretora.■

- publicidade -