Colégio Rainha D. Leonor celebrou o Natal com uma viagem à História de Portugal

0
1010
Colégio
Os professores e encarregados de educação também participaram

Perto de 800 alunos, 20 professores, cinco funcionários e 40 encarregados de educação, subiram ao palco do Pavilhão do Colégio Rainha D. Leonor, dia 16 de Dezembro, para celebrar a 12ª Festa de Natal desta escola. Assistiram ao espectáculo, pautado por momentos de dança, teatro, canto e acrobacia, cerca de 2300 pessoas, entre familiares e amigos, no conjunto das duas sessões.

“Conta-me História(s)” foi o tema escolhido para este ano, tendo por base a História de Portugal. Desde a fundação do nosso país, em 1143, à mais recente conquista dos portugueses: o Campeonato Europeu de Futebol 2016. Em nove séculos de História, o Colégio destacou como os principais marcos a conquista do Algarve (1249), a Batalha de Aljubarrota (1385), o caminho marítimo para a Índia e o encontro com o Gigante Adamastor (1497/98), a chegada à Índia (1498) e ao Brasil (1500).
Os Lusíadas de Camões também foram referenciados, assim como a Batalha de Alcácer Quibir (1578), a Restauração da Independência (1640), as Invasões Napoleónicas (século XIX), o Regicídio e a Implantação da República (1908/1910), a Primeira Guerra Mundial (1914), o Estado Novo (1933-1974), o 16 de Março e o 25 de Abril de 1974, a adesão à CEE (1986) e a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago (1998).
O espectáculo de Natal do Colégio foi uma verdadeira aula de História, que terminou com o calendário já no século XXI, celebrando-se a vitória no Euro 2016. Alunos, professores, encarregados de educação e funcionários vestiram as cores nacionais e dançaram ao som da música oficial desta competição, “This One’s For You”. O que o público não esperava era ouvir uma mensagem de boas festas do selecionador Fernando Santos, enviada propositadamente para esta ocasião.
Outro dos momentos mais emocionantes coincidiu com o encerramento da festa, quando foi transmitido um vídeo que fez o balanço do último ano lectivo desta escola. Com a música “Melhor de Mim” (Mariza) a acompanhar as imagens, o Colégio passou a mensagem de que “veio para ficar”, dirigindo-se ao actual Ministério da Educação, que este ano reduziu o número de turmas em 39 escolas com contrato de associação.
No caso do Colégio, o ano lectivo arrancou com menos 400 alunos. “O facto de este ano termos passado por períodos muito difíceis, motivou uma maior união entre todos para garantir que esta festa seria um sucesso”, disse Sandra Santos, directora pedagógica, salientando que esta foi a edição em que participaram mais encarregados de educação.
O melhor presente de Natal desta escola chegaria às 00h00 de sábado, quando saiu a listagem dos rankings, ocupando o Colégio Rainha D. Leonor o primeiro lugar do distrito ao nível do secundário.

- publicidade -