Colégio Rainha D. Leonor assinalou Dia Internacional da Paz

0
589

Na segunda-feira, dia 23 de Setembro, foram lançados, no Colégio Rainha D. Leonor, cerca de mil balões brancos, de modo a celebrar o Dia Internacional da Paz.
Ao todo participaram neste momento simbólico cerca de 1450 alunos, professores e funcionários.  Os cerca de 1300 estudantes escreveram mensagens nos balões que foram lançado perto das 13h00. “É fundamental manter a paz e passar esses valores aos nossos alunos”, disse Tânia Galeão, da direcção da escola.
Esta iniciativa uniu as 24 escolas do grupo GPS e desta forma assinalou-se o início do ano lectivo de forma original.
O Dia Internacional da Paz foi declarado pela Organização das Nações Unidas a 30 de Novembro de 1981 e é celebrado anualmente a 21 de Setembro (sábado anterior). Esta efeméride pretende sensibilizar as pessoas para a necessidade da paz no mundo e para a promoção de acções que coloquem um ponto final aos conflitos entre povos. Este ano o tema deste Dia Internacional é a “Educação pela Paz”.
Segundo o site oficial da ONU, o secretário-geral Ban Ki-moon lembrou que actualmente 57 milhões de crianças não têm acesso à educação e pede aos governantes dos países que invistam na educação para incentivar as crianças a praticar a cidadania baseada em valores de tolerância e diversidade.

Candidatos à Câmara juntos pela Paz

No Sábado, 22 de Setembro, Amigos Pela Paz das Caldas da Rainha assinalaram este dia com um evento que teve lugar na Rua Miguel Bombarda e que se “juntou” às celebrações de grupos similares e que têm lugar em mais de 500 cidades do mundo. Foram entoados temas de paz como o Imagine e Give Peace a Chance do John Lennon,  que é considerado o hino oficial do Dia Internacional da Paz das Nações Unidas.
“Conseguimos juntar vários candidatos autárquicos e dissessem poemas pela paz”, disse António Rafael que faz parte do grupo organizador do evento. Este ainda explicou que todos os candidatos marcaram presença e só não esteve presente o representante da CDU, pois “não nos foi possível contactá-lo”.  O espectáculo foi apresentado por João Carlos Costa
Esteve presente o pianista Fernando António dos Santos, de passagem pelas Caldas e cujo trabalho musical se encontra no  top nº1 em Londres, numa tabela de música clássica.
Caterina Emílio pintou ao vivo quatro telas ao som das melodias daquele pianista e foi também inaugurada a exposição “7 Biliões de Razões Para a Paz” na montra da loja BomTom.
Este grupo vai assinalar, no próximo dia 2 de Outubro, a partir das 18h30, o Dia da Não Violência, no Parque D. Carlos I, junto ao Museu Malhoa. Serão organizadas actividades de música e aula aberta de SwáSthya Yoga e ainda uma largada de papagaios.

- publicidade -

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -