Cogumelo raro encontrado na Mata

0
759
Arvore

Foi no seu blogue dedicado à fotografia, e onde já partilhou inúmeras imagens da Mata e do Parque, que o ex-presidente do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, Vasco Trancoso, deu a conhecer pela primeira vez a sua descoberta de um cogumelo raro.
Com uma morfologia coraliforme (e não com a forma habitual em chapéu a que estão associados os cogumelos), o fungo encontrado numa das árvores da Mata atinge os 20 centímetros em algumas das extremidades.
Vasco Trancoso encontrou o cogumelo, que rodeava o tronco de um loureiro como uma espécie de saiote, durante um dos seus passeios habituais pela Mata. Para além disso, apareceu também um tufo a mais de dois metros de altura. “Há cerca de 27 anos que frequento a Mata e nunca tinha visto nada assim”, contou.
O médico partilhou a descoberta no seu blogue e contactou alguns especialistas para tentar identificar a espécie a que pertence o fungo.
Vasco Trancoso já enviou alguns espécimes para a micologista Ireneia de Melo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e aguarda agora a sua identificação para saber se é muito raro ou não.
“Para já não vamos ter muitas expectativas, mas será sempre uma descoberta interessante”, revelou.
A mesma opinião tem o arquitecto paisagista Francisco Caldeira Cabral, responsável pelo projecto de reestruturação do Parque e da Mata, e que se deslocou às Caldas da Rainha de propósito para observar o cogumelo.
“É um exemplar notável e com muita qualidade visual”, considera o especialista, que assegurou ser a primeira vez que tal cogumelo apareceu nas Caldas da Rainha.
Entretanto o cogumelo começou a secar, mas Caldeira Cabral acha que daqui a um ano este irá voltar a aparecer naquela árvore. “Depois podemos organizar uma visita guiada para observar quando o cogumelo estiver mais bonito”, disse.

Paisagens da região no “Heavenly”

Intitulado “Heavenly” (acessível através do endereço vascotrancoso.blogspot.com/), o blogue do ex-responsável do Centro Hospitalar tem várias fotografias tiradas no Parque e na Mata, mas também a Foz do Arelho e outras paisagens. “Eu gosto muito de fotografar e isso dá-me também um desejo de partilha das minhas fotografias”, referiu.
“Do património termal fazem também parte as espécies vegetais que existem no Parque e na Mata”, salientou o médico.
O blogue contém também algumas poesias e pinturas, maioritariamente da autoria de Vasco Trancoso.
Em Abril, o blogue celebrou o seu primeiro aniversário e actualmente já conta com quase 50 mil visitas oriundas de vários países, desde a Holanda à Finlândia, ou Rússia e Estados Unidos.

- publicidade -