
A partir de amanhã, 10 de Dezembro, vão estar a funcionar consultas de Pediatria no Instituto Médico XXI que assinou com o Montepio um protocolo de colaboração nesta área. Há dois consultórios disponíveis onde vão trabalhar quatro médicos das áreas da pediatria médica e da pediatria cirúrgica que são do Hospital D. Estefânia, em Lisboa.
Para o arrancar deste projecto contribuiu o facto de a esposa do oftalmologista Paulo Cenicante – sócio-gerente do Instituto Médico – ser anestesista no Hospital D. Estefânia e de desejar há muito a criação nas Caldas de um pólo pediátrico que fosse de referência.
A cooperação entre estas duas entidades de saúde privadas já decorre há algum tempo na área da Oftalmologia e agora também vão passar a estar ligados na Pediatria.
“No Montepio sempre quisemos abrir e desenvolver a Pediatria“, disse o presidente da direcção Sanches de Sousa, durante a assinatura do protocolo a 15 de Novembro. Há dois anos o Montepio mudou os seus estatutos permitindo ter sócios desde os zero anos. Até 2009 só era possível ser sócio a partir dos cinco anos. “Como agora já temos sócios a partir dos zero anos faz sentido apostar na saúde pediátrica“. Só que, “a exiguidade e a antiguidade das instalações da associação mutualista já não permitem a abertura deste novo serviço e por isso a solução encontrada foi fazer este protocolo de colaboração“, contou Sanches de Sousa.
O acordo prevê que os associados do Montepio sejam atendidos no Instituto Saúde XXI em consultas de Pediatria com as mesmas condições e benefícios que usufruem os seus associados.
Paulo Cenicante admite a possibilidade de no futuro se poder vir a apostar também na urgência pediátrica e na abertura de outras consultas da especialidade.
O médico diz que houve sempre vontade do instituto que dirige em estar associado ao Montepio pois este, além de ser uma alternativa credível aos serviços de saúde oficiais, é também “uma entidade prestigiante que dá à partida credibilidade a qualquer projecto“.
As consultas de Pediatria decorrem aos sábados de manhã e serão agendadas no Montepio. Consoante a procura, também poderão realizar-se consultas em dias úteis.
A equipa do Instituto Médico Saúde XXI, que é constituída por oito oftalmologistas, faz também serviço de urgência de oftalmologia que surja no Montepio. Quando surge algum caso complicado para ser atendido no Montepio, este é orientado para o instituto. Os doentes “são atendidos no prazo máximo de uma hora, mesmo aos feriados e fins-de-semana“, explicou Paulo Cenicante. Este oftamologista já trabalha nas Caldas há 24 anos e divide com João Paulo Cunha a gestão do Instituto Médico Saúde XXI.
Paulo Cenicante acrescentou que o Instituto de Saúde XXI “é um projecto único na região” e uma referência na área da oftalmologia que só tem congéneres em Lisboa, Porto ou Coimbra.
O Instituto Médico Saúde XXI fica na Rua Padre António Emílio, nº 12, nas Caldas da Rainha.






























