Cisnes negros no lago do Parque

0
1893

IMG_1064Um casal de cisnes negros, de nome Leonor e João (em homenagem aos reis) habita desde a passada sexta-feira no lago do Parque D. Carlos I. Os cisnes custaram 800 euros e foram oferecidos pelo empresário e radialista João Carlos Costa (ADN Comunicação e Mr.House/Pro Portugal).
Segundo o empresário, esta é uma iniciativa que está inserida na responsabilidade social das empresas, sendo “uma forma de fortalecer a ligação com a comunidade”, tal como os patrocínios de equipas de diferentes desportos e os apoios a bombeiros e instituições humanitárias.
O empresário mostrou ainda vontade, junto da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e da Câmara das Caldas, de patrocinar outras iniciativas no parque.
Os cisnes negros escolhem o par para a vida inteira e quando o parceiro morre, raramente é substituído. São territorialistas e não têm hábitos migratórios. A plumagem é totalmente negra e o bico vermelho. O pescoço é maior do que outras espécies de cisnes e podem pesar nove quilos, com uma envergadura até dois metros.
Cygnus Atratus é o nome da espécie, que é originária da Austrália e Nova Zelândia. Não tem uma estação reprodutora definida e tanto o macho como a fêmea incubam os ovos (35 a 40 dias). A beleza do casal tem sido elogiada pelos visitantes daquele espaço, que já havia tido cisnes negros anteriormente.
Vítor Marques, presidente da União de Freguesias, afirmou que esta “é uma forma de retomar a tradição do parque”.
Explicou que este era um desejo desta Junta, mas que havia outras prioridades e que se tornou possível agora graças ao empresário. Contou que vão ser introduzidas mais novas espécies no parque e fez notar que o espaço de estacionamento da parada foi aumentado, que se recolocou parte do piso (que obrigou a que este espaço estivesse fechado durante três dias), foram colocados dois novos postes de iluminação LED (que vão estar ligados toda a noite) e foi recolocado o portão e a rede, para além do embelezamento de algumas áreas. A estufa e o coreto estão a ser requalificados, sendo que este último já tem som ambiente e iluminação, devendo ser pintado na próxima semana.

 

Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt

- publicidade -