Cinco cooperativas no distrito detêm órgãos de comunicação social regional

0
590

Gazeta das Caldas é único semanário do distrito a ser gerido por uma cooperativa. Há mais um jornal e quatro rádios propriedade
de cooperativas

A Cooperativa Editorial Caldense é uma das cinco cooperativas do distrito de Leiria que detêm órgãos de comunicação social regional ou local. A nível nacional, segundo os últimos dados disponibilizados no Portal da Transparência da Entidade Reguladora da Comunicação (ERC), há um total de 99 cooperativas que possuem títulos registados, sendo que a esmagadora maioria daquelas entidades possuem rádios.
No distrito, a Gazeta das Caldas é o único semanário propriedade de uma cooperativa, dado que os restantes jornais com publicação semanal, “Região de Leiria”, “Jornal de Leiria”, “Região de Cister”, “Jornal das Caldas” e “Jornal da Marinha Grande” são detidos por empresas.
Aliás, no contexto distrital, apenas mais um jornal, o quinzenário “O Portomosense”, é propriedade de uma cooperativa, sendo que, neste caso, a Cooperativa de Informação e Cultura de Porto de Mós, também detém a Rádio D. Fuas FM.
Há ainda mais três rádios no distrito que são detidas por cooperativas: são os casos da Rádio Cister (Alcobaça), Rádio Clube de Pombal e Rádio Vida Nova (Ansião).
A imprensa de cariz religioso mantém uma forte presença no distrito, com oito títulos publicados. No Oeste Norte, são os casos de “O Alcoa”, propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial do Santíssimo Sacramento de Alcobaça, e de “A Voz do Mar”, da responsabilidade da Fábrica da Igreja Paroquial Nossa Senhora da Ajuda da Cidade de Peniche.
Há, ainda, oito associações com títulos registados na ERC, embora apenas duas com órgãos de comunicação social. Encontra-se nesta caso a Rádio Nazaré, registada como propriedade da Meia-Maratona Internacional da Nazaré, embora tenha a gestão assegurada, desde há vários anos, pela Cercina. ■

- publicidade -