Cientista filho de caldense participou no “21 às 21”

0
571
Teresa Serrenho e Filipe Duarte Santos, filho do escultor caldense António Duarte que vem regularmente às Caldas para falar sobre temas ligado ao ambiente, à ciência e à tecnologia

Filipe Duarte Santos foi o último convidado do ciclo de conferências “21 às 21” promovido pela Associação MVC (Movimento Viver o Concelho). O tema em debate foi “Que Futuro? Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente” cuja apresentação decorreu durante um jantar-convívio que se realizou no restaurante “Buffet.come”.
A apresentação foi seguida de debate e os presentes conversaram com o orador sobre temáticas relacionadas com a sustentabilidade do planeta até aos problemas energéticos.
Filipe Duarte Santos é filho do escultor caldense António Duarte e é uma presença regular nas Caldas, sempre que é convidado para falar sobre temas relacionados com a ciência e com o meio ambiente. É professor catedrático de Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e desde 1980 que se dedica à investigação nas Ciências do Ambiente e em especial às Mudanças Globais e Alterações Climáticas. É um cientista com reconhecimento internacional e no seu último livro, “Que Futuro? – Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente”  – que deu a conhecer um pouco melhor nesta sessão organizada pelo movimento cívico  MVC – analisa questões como as alterações climáticas, a dependência dos combustíveis fósseis, a desflorestação, a perda de biodiversidade, a desertificação, a poluição do ar, da água, dos solos e dos oceanos, sem esquecer os problemas de superpovoamento, da pobreza, da injustiça social ou económica.
Nesta obra o autor lamenta que a tentativa de implementação do desenvolvimento sustentável, nos últimos trinta anos, esteja muito longe do desejável.

N.N.

- publicidade -