O “Hospital Termal mais antigo do mundo…” será a primeira acção dinamizada pela associação Nostrum no âmbito da Ciência Viva no Verão. A actividade, integrada na Geologia de Verão, irá ter lugar no dia 20 de Julho e é dinamizada por Mercês de Matos. Trata-se de uma acção que compreende uma visita ao Hospital Termal, Igreja de Nª Sr.ª do Pópulo, subida à torre sineira, Palácio Real, Museu do Hospital e das Caldas, Parque D. Carlos I e Mata Rainha Dª Leonor. Serão abordados, ao longo do trajecto aspectos geo-históricos, saúde, origem das águas termais, impacto da sua exploração no aparecimento e crescimento da cidade e biodiversidade, entre outros.
Da actividade, que conta com a colaboração do Museu do Hospital e das Caldas, consta ainda a observação de nascentes e furos.
O ponto de encontro será junto à Câmara das Caldas, às 10h00.
Esta acção será repetida a 17 de Agosto e 14 de Setembro.
A 31 de Julho e 4 de Agosto irá decorrer a acção “A água, um recurso a valorizar”, cujo percurso inclui visitas guiadas a estações de captação e elevação de água e à ETAR da Charneca, em Óbidos. Serão realizadas reflexões sobre perímetros de proteção, tratamentos da água e contribuição do homem para o esgotamento e contaminação de aquíferos.
Os Serviços Municipalizados caldenses e as Águas do Oeste também irão colaborar na actividade, que terá ponto de encontro junto à Câmara, pelas 10h00. A organização recomenda aos participantes que levem tragam vestuário, calçado prático e binóculos para possível observação de aves.
“Lagoa de Óbidos: Conhecer para valorizar” intitula a actividade que terá lugar a 3 e 24 de Agosto. O percurso prevê o contorno de toda a Lagoa de Óbidos onde se dará relevância à origem e provável evolução da Lagoa, Penedo Furado, biodiversidade passada (dinossáurios), o impacto do homem, os seus problemas actuais (aberta) e possíveis soluções.
Esta actividade tem transporte incluído e o ponto de encontro está previsto para as 10h00, junto à Câmara das Caldas da Rainha.
Nos dias 27 de Julho e 31 de Agosto, Mercês de Matos fará uma visita ao Parque D. Carlos I, onde irá abordar a relação dos espaços verdes com a saúde, o turismo e águas termais, a história e biodiversidade.
A “Agricultura biológica e marinas de sal” serão abordadas por Mercês de Matos e João Baptista nos dias 10 de Agosto e 7 de Setembro. Esta acção, que terá início às 10h00 no parque de estacionamento de Óbidos, junto ao posto de turismo, vai compreender uma visita ao mercado de agricultura biológica de Óbidos e a duas explorações de agricultura biológica. Será também visitada uma exploração de salgema em Rio Maior e abordada a sua origem geológica, história e curiosidades biológicas e ecológicas.
Todas as acções necessitam de inscrição prévia, que poderá ser realizada online, no site da Agência Ciência Viva www.cienciaviva.pt. Os folhetos informativos e orientadores das acções da Nostrum são disponibilizados para consulta e impressão no mesmo site.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt































