
A associação Nostrum vai realizar vários percursos guiados, gratuitos, no âmbito da Ciência Viva no Verão.
A primeira actividade, integrada na Geologia de Verão, irá ter lugar no dia 21 de Julho e é dinamizada por Mercês de Matos que irá mostrar o “Hospital Termal mais antigo do mundo…”. Trata-se de uma acção que compreende uma visita ao Hospital Termal, Igreja de Nª Sr.ª do Pópulo, subida à Torre sineira, Palácio Real, Museu do Hospital e das Caldas, Parque D. Carlos I e Mata Rainha Dª Leonor. Em destaque estarão a origem das águas termais, sua exploração no aparecimento e crescimento da cidade, aspectos geohistóricos e relação com a saúde.
Da actividade, que conta com a colaboração do Museu do Hospital e das Caldas, consta ainda a observação de nascentes e furos.
O ponto de encontro será junto à Câmara das Caldas, às 10h00. Esta acção será repetida a 25 de Agosto e 15 de Setembro.
Nos dias 4 e 18 de Agosto terá lugar a acção “Termalismo e Zonas Verdes”, composta por uma visita ao Parque e Mata, para abordar a relação entre os espaços verdes e a saúde, o turismo e manutenção dos aquíferos livres e cativos existentes na zona, as águas termais, sua exploração e furos, a geo-história e a biodiversidade.
O ponto de encontro será junto à Câmara das Caldas pelas 10h00.
“Conhecer e valorizar a Lagoa de Óbidos” intitula a actividade que terá lugar a 28 de Julho e 8 de Setembro. O percurso prevê o contorno de toda a Lagoa de Óbidos onde se dará relevância à origem e provável evolução da Lagoa, Penedo Furado, biodiversidade passada (dinossáurios), o impacto do homem, os seus problemas actuais (aberta) e possíveis soluções. Esta actividade tem transporte incluído e o ponto de encontro está previsto para as 9h30, junto à Câmara das Caldas da Rainha, ou, na Foz do Arelho, à esquerda da entrada para o INATEL, pelas 10h00.
No âmbito da Biologia no Verão terá lugar a acção “Musgos, Líquenes e Qualidade do Ar”, que compreende uma visita a diversos locais da região Oeste onde se pode verificar o impacto da actividade humana na qualidade do ar e sua relação com a biodiversidade de líquenes e musgos existentes em olivais.
O itinerário compreende uma passagem pelas Caldas, Amoreira, Gaeiras, Óbidos, Bombarral, Santuário do Bom Jesus do Carvalhal e Parque D. Carlos I. O ponto de encontro será junto à Câmara, pelas 10h00, nos dias 11 de Agosto e 1 de Setembro.
A “Agricultura biológica e marinas de sal” serão abordadas por Mercês de Matos e João Baptista nos dias 15 e 29 de Agosto.
Esta acção, que terá início às 10h00 no parque de estacionamento de Óbidos, junto ao posto de turismo, vai compreender uma visita ao mercado de agricultura biológica de Óbidos e a duas explorações de agricultura biológica. será também visitada uma exploração de salgema em Rio Maior.
Haverá almoço, confeccionado com produtos biológicos em espaço rural. Devendo os interessados fazer uma inscrição prévia para esse almoço, para o e-mail mercessilvaesousa@ hotmail.com.
No entanto, quem desejar poderá trazer o seu almoço.
Todas as acções necessitam de inscrição prévia, que poderá ser realizada online, a partir de 9 de Julho, no site da Agência Ciência Viva www.cienciaviva. pt. Os folhetos informativos e orientadores das acções da Nostrum são disponibilizados para consulta e impressão no mesmo site.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























