As ginjas e licores, os vinhos, a louça e os cristais, a doçaria conventual. Tradições de Alcobaça que vão estar no centro das atenções entre Setembro de 2012 e Março de 2013 num ciclo de conferências promovido pela direcção da Associação para a Defesa e Valorização do Património Cultural da Região de Alcobaça e da autarquia local.
“Imagens de Marca de Alcobaça: das tradições monásticas ao presente” propõe uma conferência a cada mês, sempre às 21h00. As entradas são livres e o que se pretende é promover o diálogo entre os empreendedores e empresários da região, que têm responsabilidades “pela imagem da região no exterior, pela atração que o concelho exerce sobre os turistas (dos vizinhos aos mais longínquos) e, tantas vezes, pela possibilidade de levar para casa um pouco do que por aqui se faz”, diz a organização.
As conferências vão decorrer no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, à excepção da acção de Novembro, que se realiza no âmbito da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais. Esta é também a única conferência que não se realiza num sábado e que carece de inscrição prévia. Antes dos debates há uma mostra ou prova de artigos, organizada pela loja Made In, que se associa à iniciativa.
O arranque do ciclo de conferências está marcado para o próximo dia 22 de Setembro, com o tema “Ginjas e Licores”. Seguem-se as “Frutas e Hortícolas” a 27 de Outubro, a “Doçaria Conventual” a 15 de Novembro e “Faiança, Cristal, Cerâmica, Porcelana” na última conferência de 2012, marcada para 15 de Dezembro. O ano de 2013 arranca com “Vinhos” a 19 de Janeiro, “O Porco Malhado de Alcobaça, a Cal, o Gesso e a Pedra” a 23 de Fevereiro e “Turismo e Formação em áreas relacionadas com estes temas”, que a 16 de Março põe um ponto final no ciclo de conferências.
J.F.






























